Praça das Artes Felgueiras impõe-se como um evento de sucesso

A “Praça das Artes”, um evento realizado de 13 a 30 de julho, trouxe a Felgueiras um conjunto de atividades culturais que, associadas a eventos enogastronómicos e à oferta de divertimentos, transformaram esta ação num verdadeiro sucesso. Foram milhares de pessoas que disfrutaram da programação e dos divertimentos disponíveis, na Praça Dr. Machado de Matos, durante 17 dias.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal com o apoio da ACLEM – Arte, Cultura e Lazer trouxe a um só palco, de acesso gratuito, um programa culturalmente interessante, tendo como mote a sustentabilidade através das artes: pintura, escultura, dança, música, artesanato.

Houve “Workshops das Artes” ( artes plásticas para reutilizar rolhas com Catarina Martins, para reaproveitar papel, para recriar a tradição do trajar do “Cortejo das Flores”, com Cloé; workshops de pintura que exploraram a relação que o homem e o animal têm com a terra e a água, assim como o impacto positivo que os seres vivos podem ter no planeta, com Catarina Martins; workshops de Papel Reciclado e Cadernos em Papel Reciclado pela Oficina de Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Felgueiras;  workshops dedicados à Sustentabilidade e ao Património, com o objetivo de, no contexto da Biodiversidade, abordar e contactar com a Natureza e o Património, com Desenho Cego e Pintura de Joana Antunes e Escultura de Fernando Barros, um workshop de Olaria com César Teixeira e um workshop de Bordados promovido pela Casa do Risco.

Na arte da música a Praça recebeu as Bandas de Música de Felgueiras e da Lixa e outros artistas felgueirenses, bem como talentos de destaque nacional, salientando-se Buba Espinho, Pedro Mafama e Nenny. As noites terminavam com música diversa colocada por diferentes Djs (Rita Mendes, Fifty, Overule, , entre outros). Na dança, os jovens e seniores de Felgueiras mostraram a sua arte no palco da Praça, através das academias e escolas, que proporcionaram o IV Festival de Dança Cidade de Felgueiras. Houve também cinema com a passagem do filme “A Pequena Sereia”.

A Praça, este ano, acolheu também o “Francesinha & Beer Fest”, um menu muito apreciado em Felgueiras e que trouxe  muitos apreciadores ao local do evento.

No último fim de Semana a Praça das Artes acolheu o “Vinho Verde & Street Food”, que se realizou de 28 a 30 de julho, e que atraiu milhares de pessoas para apreciarem os excelentes vinhos produzidos em Felgueiras, comercializados em todo o mundo numa harmonização com as comidas do mundo.

O evento foi um sucesso pelo valor das ações enogastronómicas, turísticas e culturais.

Nos três dias, houve atividades com reconhecidos profissionais da gastronomia & vinhos, houve “Prova de Vinhos comentada pelo reputado Sommelier António Lopes”, showcookings com o Chef Óscar Geadas (estrela Michelin) e com o Chef Tony Martins, eleito chefe cozinheiro em 2020.

A expor e a vender os vinhos estiveram os produtores de Felgueiras: Quinta da Lixa, Terras de Felgueiras, Quinta de Maderne, Quinta da Palmirinha, Fernando Horta, Foral de Felgueiras e um expositor convidado, 100 igual.

A Praça das Artes encerrou com um evento multicultural e perante a presença de mais de 1600 jovens, oriundos de 58 países que estiveram no nosso concelho, no Encontro Internacional de Jovens Vicentinos e partiram para a Jornada Mundial da Juventude.

Durante os 17 dias da Praça das Artes a alegria, a confraternização e a diversão reinaram no “Fun Park” com escorregão, pista de obstáculos, insuflável e cama elástica e com o  Slide & Splash.