Programa Biobairros – da terra à terra

Município de Felgueiras aposta na compostagem

O Município de Felgueiras concorreu com sucesso no âmbito dos apoios 2021 do Fundo Ambiental ao programa “Biobairros – da terra à terra” com o objetivo de assegurar que os biorresíduos são separados e reciclados na origem, de modo a obter benefícios ambientais da sua valorização, evitando em paralelo os custos e impactos decorrentes da necessidade de eliminação deste tipo de resíduos.

O Fundo Ambiental, a nível nacional, selecionou 22 entidades (Municípios e Associações) para financiamento – entre as quais figura o Município de Felgueiras – admitido e aprovado com montante financiável de 29 786,48 euros.

O executivo municipal deliberou na última reunião de câmara, realizada no dia 4 de novembro, subscrever o contrato de financiamento relativo ao programa “Biobairros – da terra à terra”.

Esta ação pretende efetuar um esforço de compostagem doméstica com a entrega de 200 compostores domésticos na União de Freguesias de Vila Fria e Vizela S. Jorge, Penacova, Regilde, Revinhade, União das freguesias de Unhão e Lordelo, Aião e Pinheiro e a instalação de 1 compostor comunitário no Ecocentro localizado na União de Freguesias de Margaride, Várzea, Lagares, Varziela e Moure, e afeto essencialmente aos bioresíduos verdes.

Futuramente, as restantes zonas do concelho serão acompanhadas por ações equivalentes através da AMBISOUSA.