Projeto “Biobairros – da terra à terra”

Na sequência da aprovação do programa “Biobairros – da terra à terra”, o Município de Felgueiras iniciou a implementação do projeto do fornecimento de 200 compostores domésticos para habitações unifamiliares, em 7 freguesias e uniões de freguesia.

O projeto foi apresentado no auditório da Câmara Municipal, no dia 21 de junho 2022, aos senhores Presidentes da União de Freguesias de Vila Fria e Vizela S. Jorge, e União das freguesias de Unhão e Lordelo, e das Juntas de Penacova, Regilde, Revinhade, Aião e Pinheiro.

Nesta apresentação foram abordadas as várias etapas do projeto, esclarecidas as dúvidas e efetuada uma calendarização das primeiras visitas a cada freguesia.

O projeto tem como principais objetivos:

• Potenciar a compostagem doméstica. O composto daí resultante poderá ser utilizado pelas famílias na fertilização de plantas em vasos ou canteiros, e no próprio jardim;
  • Sensibilizar e educar a comunidade para a gestão sustentável dos resíduos orgânicos;
  • Sensibilizar a população para os benefícios ambientais, como a redução da quantidade de resíduos orgânicos depositados em aterro, produção de um adubo natural, aumento da produtividade e estrutura dos solos, assim como a maior retenção de água, mas também sociais, pela promoção da participação dos cidadãos na gestão dos resíduos e fortalecimento de relações de vizinhança.

O projeto é apoiado pelo Fundo Ambiental, e tem um investimento de 29.786,48 euros.

A recolha das candidaturas à entrega do compostor doméstico, nas Juntas de Freguesia, decorre até ao final do mês de julho 2022, com a entrega prevista dos equipamentos, até 15 agosto 2022.

No sentido de agilizar este processo, pede-se a todos os munícipes destas freguesias que obtenham mais informação nas respetivas juntas.