Secretário de Estado da Juventude e do Desporto visitou o concelho de Felgueiras

Foi apresentado ao Governante o projeto Felgueiras Eco Participo no âmbito do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, criado no Concelho de Felgueiras, e que permite uma grande abrangência geográfica na distribuição dos voluntários e monitorização/vigilância do território

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia esteve hoje em Felgueiras a visitar o trabalho desenvolvido no concelho, no âmbito do projeto “Felgueiras Eco Participo”, que está a ser levado a cabo pelo Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do Concelho de Felgueiras.

O Presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, deu a conhecer ao secretário de Estado o Projeto “Felgueiras Eco Participo”, inserido no Programa VJNF – Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, IP.

Na deslocação ao monte de Sta. Quitéria, os convidados ficaram a saber um pouco mais acerca do programa, promovido pela Câmara Municipal de Felgueiras, em parceria com as Uniões e Juntas de Freguesias do concelho de Felgueiras.

Este projeto contempla a formação de equipas móveis e fixas de vigilância e prevenção que atuam no terreno, através da implementação de várias atividades:  vigilância móvel e fixa na deteção de fogos; sinalização preventiva do estado de manutenção de caminhos florestais de forma a evitar riscos de incêndios e acessibilidade no combate a fogos florestais, sensibilização da população para ações a tomar na prevenção e deteção de incêndios.

Nuno Fonseca realça que “Este projeto, decorre no nosso concelho desde 2018, e contou com a participação de 214 jovens voluntários e tem envolvido várias Uniões e Juntas de Freguesias do concelho de Felgueiras, o que permite uma grande abrangência geográfica na distribuição dos voluntários e monitorização/vigilância do território”.

O Secretário de Estado felicitou a autarquia e todos os envolvidos no projeto dizendo “A vossa missão é nobre!”, disse o Secretário de Estado, dirigindo-se aos jovens voluntários. “A máquina está em perfeito funcionamento: o Estado está em articulação com a autarquia que, por sua vez, estabeleceu a rede com as Juntas de Freguesia que chegaram à sociedade civil, através dos jovens voluntários”.