Visita de estudo ao Ecocentro de Várzea e ao CRIA

Alunos

No passado dia 22 de março de 2023, a turma do 5º A, da EB23 D. Manuel de Faria e Sousa, no âmbito do projeto DAC (Domínio de Autonomia Curricular) realizou uma visita de estudo ao Ecocentro de Várzea, às antigas instalações da ETAR e ao “CRIA” – Centro de Recolha Integrado de Animais de Felgueiras.

Gostámos muito de conhecer a antiga ETAR, o seu funcionamento no passado e a importância do tratamento das águas residuais para a sustentabilidade do nosso planeta. E gostámos de saber que reutilizaram estas instalações antigas e transformaram-nas num centro de recolha para animais maltratados e abandonados.

A visita ao “CRIA” foi espetacular!  Conhecemos diferentes tipos de raças de cães. E tivemos oportunidade de mimar alguns cachorrinhos. Ficámos sensibilizados para a adoção destes cães e alertados para o infeliz abandono e maltrato de muitos deles. Felizmente são recolhidos pelo “CRIA” que lhes proporciona uma vida digna, enquanto não são adotados por uma família responsável e carinhosa.

Ficamos a saber como funciona o ECOCENTRO. Está aberto todos os dias e qualquer pessoa deve separar e entregar os resíduos nestas instalações. Conhecemos os vários contentores para a reciclagem: papelão, embalão, vidrão, oleão, monstros ferrosos, monstros não ferrosos, resíduos verdes, compostor, contentor para madeiras, entulhos, depositrão (eletrodomésticos) e pilhão.

Gostámos muito desta visita porque aprendemos muito sobre o Ecocentro e sobre o tratamento de águas residuais. Também gostámos de visitar o “CRIA”.

Aproveitamos para agradecer ao sr. Eng.º João Bastos e a toda a equipa que trabalha nestas instalações. E à Polícia Municipal, que nos acompanhou durante todo o percurso (ida e volta) às instalações do Ecocentro de Várzea, CRIA e antiga ETAR.

Apelamos à população de Felgueiras para separarem todos os resíduos nos ECOPONTOS locais e no ECOCENTRO de Várzea e se tiverem condições e forem responsáveis adotarem um cão – o melhor amigo do Homem.

“5º A – melhor não há para reciclar”                      “Mundo: vamos reciclar e um cão adotar”

“Reciclar e adotar é espetacular!”                      “Vamos reciclar e adotar para o planeta salvar”

A turma do 5º A