20.º aniversário da Escola Superior de Tenologia e Gestão

Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, apresentou o projeto de requalificação do edifício do grémio da lavoura destinado à instalação de uma incubadora de empresas de base tecnológica.

No passado dia 18 de novembro, na cerimónia de comemoração do 20.º aniversário da Escola Superior de Tenologia e Gestão (ESTG), presidida pela Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, o Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, demonstrou toda a disponibilidade da autarquia para apoiar a ESTG no seu desenvolvimento.

Perante a representante do Estado Português em matérias de valorização do interior, que desde logo se prontificou a colaborar para encontrar a resolução dos problemas apresentados, o presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, solicitou maior atenção, no que diz respeito aos critérios de atribuição de fundos comunitários, salientando que concelhos como o de Felgueiras, necessitam de ser analisados de forma mais criteriosa, na medida em que, “Felgueiras é um concelho que contribui fortemente para o desenvolvimento regional e do país ( maior exportador de um dos principais setores de atividade da economia nacional – o calçado), e dada a sua localização geográfica, é altamente penalizado, por não pertencer à área metropolitana do Porto, e também, não ser considerado como território de baixa densidade” .

Outro momento de destaque nas comemorações do 20º aniversário daquele estabelecimento de ensino, foi o anúncio efetuado pelo Presidente do Politécnico do Porto, João Rocha, que garantiu que as “obras de ampliação do instituto politécnico terão início em 2020”. Perante esta afirmação, o presidente da Câmara de Felgueiras realçou que a ESTG pode contar com “todo o apoio” do Município.  Nuno Fonseca referiu que tudo fará para que as obras arranquem o mais rápido possível, sublinhando que “a ESTG é um grande Pólo de atratividade e o seu crescimento é de extrema importância para a afirmação do concelho e da região, ao nível nacional”.

A Presidente da ESTEG, Dorabela Gamboa, salientou o trabalho colaborativo com todas as autárquicas da região, e, em particular,  com a autarquia de Felgueiras, determinante para a instalação de projetos inovadores e para o desenvolvimento futuro do ensino superior na região.

Dorabela Gamboa realçou ainda a coesão como um fator  de sucesso ao longo destes 20 anos, e enalteceu o espírito colaborativo existente entre direção, corpo docente e não docente, estudantes, e a cooperação com o tecido empresarial local.

As cerimónias contaram ainda com uma breve apresentação do projeto de reabilitação do grémio da lavoura, efetuada pelo presidente da Câmara Municipal.

O grémio da lavora terá como principal polo de atratividade a instalação de uma incubadora de empresas de base tecnológica (1º piso), e de uma praça de restauração ( rés-do-chão), consubstanciando-se assim, no reforço do apoio do Município, à estratégia de desenvolvimento da ESTG, no reforço da importância do ensino superior em Felgueiras, e na importância de fixação de jovens e mão de obra altamente qualificada no concelho.

No encerramento da cerimónia, foram entregues prémios de mérito atribuídos pela Câmara Municipal de Felgueiras, no valor de mil euros, a sete estudantes, residentes no concelho de felgueiras, há mais de um ano, com as melhores médias de ingresso no 1º ano dos cursos de licenciatura da ESTG .

O momento do brinde de celebração foi abrilhantado pelas atuações das tunas da ESTG. Toda a comunidade imbuída de um verdadeiro espírito académico, se juntou para de forma alegre e descontraída cantar os parabéns à escola.