Dia Internacional para a eliminação da Violência contra as mulheres

Município de Felgueiras retrata marcas deixadas nas vítimas de violência doméstica para sensibilizar a população para o flagelo

A autarquia felgueirense, para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, lançou o repto a todos os funcionários que estão a efetuar atendimento ao público para retratarem as marcas das agressões causadas pela violência doméstica. Assim, no dia 25 de novembro, os munícipes serão atendidos por colaboradores maquiados com marcas de agressões, chamando, desta forma, a atenção de todos os que nesse dia se desloquem aos serviços municipais.

A iniciativa, está inserida num conjunto de ações levadas a cabo pelo município, no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não-Discriminação.

Ainda no dia 25 de novembro será inaugurada uma exposição fotográfica sobre Violência Doméstica com fotografia de Joana Costa e maquiagem de Margaux Ribeiro, que estará patente de 25 de novembro até final do mês no átrio dos Paços do Concelho.

Em dezembro, a exposição irá para a Casa da Cultura Dr. Leonardo Coimbra, na Lixa, pelo facto de ser o Pólo urbano do concelho que mais queixas tem registadas na GNR por Violência Doméstica.

Em simultâneo está a ser desenvolvida uma campanha de sensibilização, através da distribuição de material de divulgação alusivo ao tema e com os contactos do espaço HumanamenteIguais, onde as vítimas podem obter aconselhamento e ajuda.

Por último, a Câmara Municipal de Felgueiras associa-se também à campanha nacional da GNR de combate à violência doméstica, colocando dois outdoors – campanha “Não deixes que façam de ti um saco. Denuncia!”