Fechar Menu
Abrir Menu

3.º Campeonato Felgueiras Xadrez consagrou vencedores na Escola Básica Dr. Machado de Matos

No dia 6 de abril, a Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos foi palco da emocionante 5.ª etapa do 3.º Campeonato Felgueiras Xadrez a qual registou um total de 49 participantes, marcada por lances de elevado nível de estratégia e uma competição acirrada pois ainda existia muito por decidir quer quanto à classificação final individual, quer quanto à competição por famílias.

Após seis rondas intensas, o grande vencedor da 5.ª etapa foi Filipe João Oliveira, com este a totalizar 6 pontos no final seis rondas, e logo atrás dele, empatados com 5 pontos cada, ficaram César Alves Pereira e Filipe de Mendonça Oliveira, conquistando o segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Individualmente foi também distinguida Constança Fonseca, a melhor participante feminina nesta etapa, ocupando a 32.ª posição da classificação individual.

Além da classificação individual esta iniciativa distingue os melhores desempenhos das famílias participantes e com um total de 11 pontos conquistados a Família Oliveira, (Filipe João Oliveira e Filipe de Mendonça de Oliveira), foi a grande vencedora, seguida de perto pela Família Costa (Nuno Pereira Costa e Tomás Pereira Costa) com 9 pontos, e pela Família Almeida (Afonso Neves Almeida e Fernando Santos Almeida), com 6,5 pontos.

Na contabilidade geral das cinco etapas do 3.º Campeonato Felgueiras Xadrez, César Alves Pereira foi o grande vencedor acumulando 24 pontos ao longo de toda a competição. Na segunda posição ficou Afonso Neves Almeida, com 23,5 pontos, e Pedro Machado Ferreira, completou o pódio final individual, assegurando a terceira posição com 21 pontos.

Já a melhor feminina ao longo das 28 rondas da competição, promovida pelo Município de Felgueiras, com o apoio dos Agrupamentos de Escolas da Lixa, D. Manuel de Faria e Sousa e Dr. Machado de Matos e ainda da Escola Secundária de Felgueiras e o Externato da Misericórdia de Nossa Senhora do Rosário de Unhão, foi Inês Barros Ferreira cuja regularidade lhe permitiu somar 11 pontos e terminar com uma vantagem de 4 pontos sobre a sua mais direta adversária.

Quanto à classificação por família, a indefinição quanto à vencedora final manteve-se até aos últimos lances, sagrando-se vencedora a família Almeida com 35 pontos no total, tendo Afonso Neves Almeida e Fernando Santos Almeida terminado com uma vantagem de 0,5 pontos sobre a Família Machado Ferreira, constituída por Pedro Machado Ferreira e João Cunha Machado. No degrau mais baixo ficou a Família Cunha, fruto dos 24,5 pontos somados por Tomás Sousa Cunha e Ricardo Mendes da Cunha.

Esta edição do Campeonato Felgueiras Xadrez bateu recorde de participação, com mais de 90 entusiastas do jogo de xadrez provenientes de diversos concelhos da região. A iniciativa contou ainda com o apoio da Associação de Xadrez do Porto tendo-se ainda associado o CINEMAX de Penafiel e o Cubo Mágico – Parque de Diversões, os quais proporcionaram alguns incentivos especiais aos participantes.

O 3.º Campeonato Felgueiras Xadrez além de fomentar a prática da modalidade, de incentivar a participação da família (foram 15 famílias a competirem em pelo menos uma das cinco etapas) consolida ainda mais o papel de Felgueiras como o polo dinamizador do Xadrez na região do Tâmega e Sousa, com a influência do Xadrez a atrair cada vez mais participantes de outros concelhos e com o nível competitivo a ser cada vez mais elevado.

Classificação Final Individual:

Classificação Final Individual 2024

Classificação Final Famílias:

Classificação Final Famílias 2024

Mais notícias
Felgueiras apoia o Desporto Inclusivo