Quatro recordes nacionais caem em Felgueiras, com passaporte para Mundiais de Budapeste

O Meeting Internacional de Felgueiras – Capital do Calçado, que decorreu nos dias 13 e 14 de abril, nas Piscinas Municipais de Felgueiras, originou quatro recordes nacionais absolutos e a obtenção de novos mínimos para os Mundiais de Budapeste.

Diana Durães (Benfica) e Ana Rodrigues (Escola Desportiva de Viana) garantiram, os mínimos para os Mundiais de Budapeste (10 a 15 de dezembro) durante a sessão de finais da quarta edição do Meeting Internacional de Felgueiras – Capital do Calçado 2024.

A nadadora olímpica do Benfica, obteve a marca de acesso aos Campeonatos do Mundo nos 800 livres com o tempo de 8.27,63, abaixo do tempo exigido de 8.29,17.

A atleta olímpica da Escola Desportiva de Viana, cumpriu os mínimos nos 50 bruços com a marca de 30,28 segundos, superando o tempo de 30,45.

Ao longo do dia foram estabelecidos quatro recordes nacionais: nos juvenis A, Duarte Ferreira (FC Porto), por duas vezes, nos 50 mariposa (25.48 e 25.31); nos juvenis B, Miguel Oliveira (Vitória Sport Clube) nos 100 costas (57.20); e Matilde Carvalho (Fluvial Portuense), nos 50 costas (30.39).

Na sessão de eliminatórias, Ana Rodrigues (Escola Desportiva de Viana) igualou o máximo nacional na passagem dos 50 bruços (30,21) – já tinha desde a véspera o “passaporte” para os Mundiais – da prova de 100 bruços; à tarde superou o recorde nacional dos 100 bruços em 1.06,73.

José Paulo Lopes (Sporting de Braga) fixou um novo recorde nacional absoluto nos 800 livres com o tempo de 7.41,51, que lhe dá acesso aos Mundiais de piscina curta.

Alexandre Amorim (Vitória Sport Clube), que há uma semana bateu o recorde nacional absoluto dos 50 bruços em piscina longa (28,10), voltou a fixar novo máximo nessa distância em piscina curta com o tempo de 27,01.

O último recorde nacional absoluto do dia foi batido por Mariana Cunha (Colégio Efanor) nos 100 estilos com a marca de 1.00,83.

Miguel Oliveira (Vitória Sport Clube) estabeleceu novo máximo de juvenis B, nos 50 costas (26,38), enquanto Matilde Carvalho (Fluvial Portuense) superou o recorde juvenis B, nos 100 estilos (1.06,89).

O Fluvial Portuense bateu ainda o máximo juvenil nos 4×50 livres misto em 1.43,70 com Bernardo Deus, Matilde Carvalho, Uxia Costa e Francisco Pereira.

Foram ainda estabelecidos 12 recordes do meeting.

O FC Porto venceu coletivamente a competição com 490 pontos, seguido do Sporting Clube de Braga com 312 e Clube Fluvial Vilacondense com 229.

José Paulo Lopes (Sporting de Braga), com 886 pontos nos 800m livres (7.41,51), e Diana Durães (Benfica), com 831 pontos nos 800 livres (8.27,63), foram os nadadores com melhores performances.

O Meeting Internacional de Felgueiras – Capital do Calçado 2024 foi o maior de sempre e com os melhores resultados.

Com 447 atletas (240 masculinos e 207 femininos) e 34 equipas participantes nesta quarta edição, o evento registou números históricos, superando 2023, que apresentou 419 atletas em representação de 32 equipas, e ultrapassando os 439 nadadores que estiveram na segunda edição do Open Vale do Sousa em 2014.

A prova foi organizada pela Associação de Natação do Norte de Portugal e contou com o apoio do Município do Felgueiras.

O Vereador do Pelouro do Desporto e Lazer, Joel Costa, acompanhou o Diretor Regional do Norte do IPDJ, Vitor Dias, na cerimónia de entrega de prémios, e enalteceu a importância deste evento, “esta competição tem ganho relevância e projeção no plano nacional e, depois de em 2023 se tornar pela primeira vez internacional – com a participação da Seleção da Galiza, para esta edição tivemos a presença das equipas do Erstein Aquatic Club (França) e do Club Natación Panas (Espanha), dando seguimento ao interesse de equipas estrangeiras em participar na nossa prova de Felgueiras. Mantemos a nossa aposta em eventos desportivos que projetam Felgueiras a nível internacional, promovendo desta forma o nosso território, a nossa cultura e as nossas gentes, com impacto também para a hotelaria e restauração da nossa cidade. O sucesso deste evento é bastante assinalável.”

O Presidente da ANNP, Nuno Recarei, enalteceu “Felgueiras e toda a sua disponibilidade e colaboração, e agradeceu o envolvimento dos funcionários e técnicos de Felgueiras, que apoiaram a organização deste evento internacional.” Como forma de agradecimento, entregou uma placa ao Vereador do Pelouro do Desporto e Lazer, Joel Costa.

Resultados completos em www.annp.pt