50 anos do 25 de abril assinalados em Felgueiras de abril a julho

Felgueiras está a comemorar o 50º aniversário do 25 de Abril com um conjunto de atividades que decorrem de 5 de abril a 13 de julho, com a intenção de evocar a data que marca a implementação da democracia em Portugal.

As ações, realizadas em diversos locais, abarcam várias temáticas e dirigem-se a diferentes públicos com o intuito de relembrar a importância do acontecimento e dar a conhecer aos mais jovens alguns factos que ocorreram no nosso concelho, decorrentes do 25 de Abril.

A programação iniciou no dia 5 de abril com a inauguração da exposição “Mulheres e Resistência. Novas Cartas Portuguesas e outras lutas”, patente na Biblioteca e Arquivo Municipal até ao dia 17 de abril e de 18 a 30 de abril na Casa da Cultura de Barrosas.

Seguiu-se uma conferência sobre “Resistências no feminino durante o Estado Novo: as “Três Marias” e Natália Correia” dirigida pelo Doutor Fernando Torres Moreira.

No dia 6 de abril, a importante data para a democracia em Portugal foi sublinhada pelo Quinteto do Conservatório de Música de Felgueiras, num espetáculo que decorreu na Casa da Cultura de Barrosas. No dia 7 de abril, domingo, inaugurou-se a “Exposição – Cinquentenário 25 de abril – Exposição Coletiva de Arte”, na Casa da Cultura da Lixa, onde estará patente até 30 de abril.

No segundo fim de semana de abril a efeméride de 1974 será recordada com música no Coreto de Felgueiras. Ali, entre as 15h00 e as 19h00, do dia 13 de abril, desenrola-se a atividade “Música na Rua”, com a presença do Dj Marcos Ribeiro. Esta atividade vai repetir-se em vários locais, todos os 1ºs sábados de cada mês, até setembro de 2024.

Também às 15h00, na Casa da Cultura da Lixa, será apresentado o livro “E há Cravos Felizes” da escritora Cidália Fernandes.

No dia 14 de abril haverá uma caminhada nas Barrias sob o mote “Barrias, o nosso Paraíso”.

O programa das comemorações do 25 de Abril continua a 18 de abril. Para essa data está programada a “Noite dos Livros Censurados”, a realizar nos Bombeiros Voluntários de Felgueiras, às 21h30.

A 20 de abril voltamos a ter música com Dj’s, desta vez, na Praça Dr. José Joaquim Coimbra, Lixa, entre as 15h00 e as 19h00. Durante esse dia pode ainda fazer uma visita à Biblio – Feira do Livro de Felgueiras, que decorre na Biblioteca e Arquivo Municipal e estar “À CONVERSA COM” o autor Agostinho Teles, às 17h00 e com o autor Francisco Moita Flores, às 21h00.

Nos dias 21, 22 e 23 de abril, sugerimos que conheça melhor os autores que estarão para conversar consigo, na Biblioteca e Arquivo Municipal. Serão os autores Pedro Filipe Cunha,  António Pedro Mendes, Daniel Bastos, David Machado e Filipe Bacelo.

A 23 de abril haverá “Bibliotecas em Liberdade”:  momentos musicais e leitura de poemas, uma atividade promovida pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Tâmega e pela Biblioteca Municipal de Felgueiras.

No dia 24 de abril o programa sugere-lhe uma visita à Exposição de rua: “Homenagem à Comissão Administrativa Municipal de Felgueiras de 21 de agosto de 1974 a 02 de janeiro de 1977”, que estará patente na Praça Dr. Eduardo de Freitas, Lixa de 24 de abril a 24 de maio.

O serão de 24 de abril promete trazer-lhe à memória a data que marca o início da democracia em Portugal com um espetáculo intitulado Manifestação de Abril”: momentos musicais, leitura de poemas e dança. O evento será protagonizado pelo Conservatório de Música de Felgueiras em parceria com a Escola Secundária de Felgueiras e a Academia de Dança Clarisse, às 21h00, nos Paços do Concelho.

No dia em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril, Felgueiras dá início à programação, às 9h 15 com uma Arruada das Bandas de Música pelas ruas da Cidade. Segue-se o Hastear da Bandeira, ao som hino Nacional tocado pelas Bandas De Música de Felgueiras e da Lixa.

Às 10h00 haverá a tomada de posse dos deputados da Assembleia Municipal Jovem de Felgueiras, que antecede a sessão solene da Assembleia Municipal de Felgueiras, realizada nos Paços do Concelho.

Ainda no dia 25 de abril, durante a tarde, a Casa da Cultura Leonardo Coimbra, na Lixa será palco de um evento que alia a leitura à música. Não deixe de se deslocar lá para assistir à declamação do “Romance do 25 de Abril de João Pedro Mésseder”, com música do Berço das Artes.

A encerrar o dia 25 de abril, realiza-se o Concerto “Portugalidades” Ensemble Fonseca Moreira, pelo Conservatório de Música de Felgueiras, na Casa das Artes.

A cerimónia de encerramento das comemorações dos 50 anos   do 25 de Abril, em Felgueiras, acontecerá no dia 13 de julho, data da comemoração dos 34 anos de Felgueiras Cidade.

Nesse dia, será apresentado o “Opúsculo sobre as Assembleias Municipais após 25 de abril de 1974” e realizar-se-á uma conferência subordinada ao tema: “Impactos do 25 de Abril no concelho de Felgueiras”, numa sessão a ter lugar no auditório dos Paços do Concelho, a partir das 17h30.