A Câmara Municipal de Felgueiras vai retirar o amianto de todas as escolas básicas e secundárias do concelho, até ao final do ano letivo 2020/2021.
Serão vários os estabelecimentos de ensino intervencionados nos próximos meses e as obras consistirão, para além da retirada do amianto, na criação de melhores condições térmicas e de mobilidade.
O presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, refere que “este investimento é prioritário, na medida em que com o passar do tempo há uma degradação das placas de fibrocimento e queremos evitar isso.” O autarca realça ainda que, “para além da resolução deste problema, que se arrasta há décadas, vamos realizar um conjunto de intervenções que proporcionem um maior conforto e melhores condições de mobilidade à comunidade escolar”. Nuno Fonseca sublinha que o compromisso de realizar as obras até ao final do próximo ano letivo “decorre da reunião com a Unidade de Gestão que visa a programação dos projetos aprovados”.
Serão cinco os estabelecimentos de ensino intervencionados: Escola Básica 2 e 3 D. Manuel Faria e Sousa, Escola Básica e Secundária de Idães, Escola Básica Dr. Leonardo Coimbra, Escola Básica de Lagares, Escola Básica e Secundária de Airães.
Para além da remoção do amianto, serão realizadas obras de modernização total nestes equipamentos, designadamente nos pavilhões, nos logradouros e nos espaços envolventes, nas cozinhas e nos refeitórios.