Alunos de Felgueiras participam em projeto pedagógico que lhes proporciona um maior conhecimento sobre a Rota do Românico

Rota do Românico - vereadora e alunos

O Projeto Pedagógico Escultura Românica 2022/2023 desenvolveu-se no concelho de Felgueiras, de 20 de outubro a 15 de novembro e envolveu a participação de mais de uma centena de alunos e de seis professores de cinco escolas concelhias.

Concebido em complementaridade com o currículo escolar, este Projeto, dinamizado pelaAssociação de Municípios do Vale do Sousa, proporciona aos alunos um dia diferente com a Rota do Românico, dando-lhes a conhecer o estilo românico, a sociedade e a cultura da época medieval do território dos vales do Sousa, Douro e Tâmega.

As atividades realizadas em Felgueiras dirigiram-se a alunos do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico e desenvolveram-se com o intuito de contribuir para a divulgação do património local e da arte românica junto da comunidade escolar.

Mais de uma centena de alunos, provenientes de 6 escolas diferentes participaram nas atividades que foram divididas em duas sessões, uma em contexto de sala de aula e a outra através de uma visita ao monumento da Rota do Românico mais próximo do estabelecimento de ensino participante.

Os monumentos visitados pelos alunos foram o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, a Igreja de São Mamede de Vila Verde e a Igreja de São Vicente de Sousa.

Na igreja de São Vicente de Sousa esteve a vereadora da Educação, Ana Medeiros e realçou a importância de promover o património local junto da comunidade educativa. “Este projeto é uma mais valia pois proporciona aos alunos um maior conhecimento acerca da história do nosso concelho e tem a particularidade de transmitir conteúdos e efetuar dinâmicas que permitem aos nossos alunos refletir sobre o estilo românico, a sociedade e cultura da época medieval no nosso território”.