Alunos de Felgueiras premiados na área de educação ambiental

O auditório municipal acolheu, no passado dia 18, a cerimónia de entrega dos prémios e a distinção na área do ambiente, no âmbito dos projetos Eco-Escolas e DECOJovem.
O galardão relativo ao primeiro programa foi atribuído às escolas do Agrupamento da Lixa (EB Santão, EB Macieira da Lixa, EB Pinheiro e EB Vila Cova da Lixa).
A distinção relativa ao programa DECOJovem foi concedida aos alunos da turma do 2.º ano da EB Santão, que foram os vencedores deste concurso nacional, que abordou o “Natal Sem Resíduos”. Tratou-se de um desafio destinado à consciencialização da gestão sustentável de resíduos e recursos nas escolas durante a época natalícia.
No evento, foram felicitados ainda os alunos da Escola Básica e Secundária de Idães que receberam, em outubro de 2018, o prémio da Eco-Escolas, numa cerimónia realizada em Pombal.
Na sessão, a vereadora da Educação, Ana Medeiros, enalteceu os projetos: “Formar os alunos com base nos princípios fundamentais para a preservação do meio ambiente é de uma importância extrema, considerando a problemática que o nosso planeta enfrenta, atualmente, e que tende a piorar, no caso de nada se fazer. As crianças ao crescerem com a consciência de que este problema nos afeta a todos e às gerações vindouras, terão, com certeza, uma postura mais assertiva em prol da preservação dos recursos naturais de que dispomos”.
A autarca deixou uma palavra aos professores: “Obrigada pelo vosso trabalho e por contribuírem para a distinção dos nossos meninos.”
A DECOJovem é um projeto dirigido às escolas e tem como objetivo estimular os alunos a desenvolver projetos inovadores no âmbito da defesa do consumidor e ajudar na formação de cidadãos solidários na construção de uma sociedade mais consciente dos seus problemas.
O programa Eco-Escolas, da responsabilidade da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade. O objetivo principal é melhorar a qualidade de vida nas escolas e na comunidade a nível ambiental.
Na sessão, esteve presente uma representante da DECO.
De realçar que os galardões entregues dizem respeito ao trabalho desenvolvido no ano letivo 2017/2018 e que, de um total de 9 escolas participantes, 7 foram galardoadas.