Felgueiras em destaque no “XANTAR 2019 – GALIZA” na promoção e negócios dos setores do turismo e agroalimentar

O Município de Felgueiras participou, em parceria com a Associação Empresarial de Felgueiras, no XANTAR 2019 – 20.º Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que se realizou em Ourense (Galiza, Espanha) entre os dias 6 e 10 de fevereiro de 2019. O Xantar contou com a participação de 283 expositores, teve 24 mil visitantes e proporcionou 200 experiências gastronómicas internacionais.

Tratou-se de uma ação de promoção e negócios do setor do turismo, focada na Gastronomia & Vinhos, num mercado estratégico de proximidade. Felgueiras teve um stand próprio para promoção e negócios durante todo o evento, sobressaindo a mostra, degustação e venda de Pão de Ló de Margaride e dos Vinhos Verdes. Estiveram presentes vários agentes económicos.

De salientar os showcookings dos restaurantes Mikas, Caffé Caffé e Quinta da Laranjeira que se realizaram nos dias 6, 7 e 9 de fevereiro, respetivamente. Os consumidores e profissionais do setor elogiaram muito os pratos apresentados: bacalhau com broa e grelos, cabrito  assado no forno e bacalhau gratinado com espargos salteados.

O dia 9 de fevereiro foi  dedicado a Felgueiras, pelo que se concentraram mais atividades, com destaque para a atuação do Rancho Folclórico de Macieira da Lixa, a promoção dos eventos de gastronomia & vinhos (Festival do Pão de Ló, Fim de Semana Gastronómico e Sabores In Gastronomia & Vinhos) e um verde D` honra.

O cartaz do evento “Sabores In Gastronomia & Vinhos” obteve o terceiro lugar no concurso de material de comunicação de eventos.

O Município de Felgueiras esteve representado com Nuno Fonseca, Presidente da Câmara Municipal, Joel Costa, Vereador das Atividades Empresariais e Turismo e o Presidente da Assembleia Municipal, José Campos.

Joel Costa, vereador do setor, salientou “a importância da participação de Felgueiras no XANTAR para promover os produtos endógenos de excelência e para potenciar negócios aos agentes económicos dos setores do turismo e do agroalimentar”. O edil acrescentou que “a ação de capacitação dos agentes económicos da restauração, organizada pelo município de Felgueiras no primeiro dia do evento,  foi uma aposta ganha na medida em que robusteceu o relacionamento entre os profissionais, proporcionou aos agentes económicos a participação em experiências enriquecedoras num evento de referência internacional no âmbito do produto estratégico da gastronomia e vinhos que foi reconhecida como importante para aumentar o conhecimento, contribuiu para desenvolver o trabalho em rede, em parceria e sinergia o que irá refletir-se na performance das empresas incluindo na sua participação nas dinâmicas municipais de promoção e dinamização gastronómica”.