Fechar Menu
Abrir Menu

André Luís no individual e João e José Andrade na competição de famílias vencem a 1.ª etapa do Campeonato Felgueiras Xadrez realizada na Escola Secundária da Lixa

2º Campeonato Felgueiras Xadrez

André Luís é o vencedor da 1.ª etapa do 2.º Campeonato Felgueiras Xadrez, ao somar cinco vitórias e os correspondentes 5 pontos no final da competição, com o terceiro classificado final do 1.º Campeonato Felgueiras Xadrez, a entrar da melhor forma na competição e assumir também a liderança isolada da classificação geral individual.

O triunfo do jovem aluno da Escola Secundária de Felgueiras apenas se concretizou na quinta e derradeira ronda onde André Luís teve como adversário José Andrade Gigirey, o seu grande oponente nesta 1.ª etapa, com ambos a entrarem no embate decisivo com quatro pontos e onde a vantagem teórica pertencia a José Andrade pois jogava com as peças brancas.

Numa partida muito disputada a maior experiência competitiva de André Luís permitiu-lhe escolher o momento certo para atacar, somar mais uma vitória e terminar invicto no 1.º lugar da classificação individual.

José Andrade Gigirey ocupou a segunda posição com um total de quatro pontos, fruto de quatro vitórias e uma derrota, sendo terceiro classificado Gonçalo Bessa também com quatro pontos, igualmente resultantes de quatro vitórias e uma derrota, sendo o desempenho nos critérios de desempate essencial para a ordem final dos dois xadrezistas.

Na classificação por famílias assistiu-se a uma renhida luta pelo triunfo com duas famílias, a família Andrade e a família Teixeira e Ribeiro, a terminarem empatadas, ambas com 8 pontos somados em 10 possíveis.

Foi necessário recorrer aos critérios de desempate e aqui a família Andrade, composta por José Andrade Gigigrey e João Andrade, teve um melhor desempenho levando a melhor sobre a família Teixeira e Ribeiro, composta por Gonçalo Bessa e Pedro Ribeiro.

A família Pacheco, com José Pacheco e Manuel Pacheco, ocupou o terceiro lugar com 5 pontos totalizados em 10 possíveis.

Esta primeira etapa, realizada na Escola Secundária da Lixa contou com mais de duas dezenas de participantes, e marcou o arranque do 2.º Campeonato Felgueiras Xadrez, cuja segunda etapa é já no próximo dia 21 de janeiro de 2023, a partir das 15 horas, na Escola Básica 2/3 D. Manuel de Faria e Sousa, e todos podem participar, com a inscrição a ser efetuada através do email: desporto@cm-felgueiras.pt.

Mais notícias
Aqui há algumas das melhores classificativas do mundo, diz o vencedor do Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto 2024