Fechar Menu
Abrir Menu

André Sousa (Vitória SC) sagra-se campeão de semi-rápidas em Felgueiras

Campeonato Nacional de Semi- Rápidas de Xadrez

O tetracampeão nacional absoluto André Sousa conquistou, em Felgueiras, mais um título para a carreira, ao sagrar-se campeão de semi-rápidas da época 2022/2023. 

O mestre internacional do Vitória SC chegou ao fim do torneio empatado em pontos (7,5) com o mestre FIDE Bruno Martins (A.XAT Montemor-o-Novo), mas beneficiou de um melhor desempate para arrecadar um título que lhe faltava.

O campeonato decorreu na Escola Secundária de Felgueiras, com apoio o Município de Felgueiras e foi muito concorrido, com a participação de 182 jogadores, que assim encontraram uma forma especial de comemorar o Dia Universal do Xadrez.

Esta iniciativa inseriu-se na estratégia municipal de divulgação e implementação da prática do Xadrez e consolida ainda mais o papel do Município de Felgueiras como o centro de toda a dinâmica xadrezísticas na Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, afirmando-se também como um dos pontos de referência do Xadrez no contexto nacional.

No caminho para o título André Sousa, já por duas vezes campeão de rápidas, somou sete vitórias e apenas concedeu um empate, a Miguel Sismeiro (EX Porto/Colégio Efanor), o terceiro classificado da prova. Já Bruno Martins também somou sete vitórias e um empate, registado frente a Miguel Silva (AFOX/Sismaria), o quarto nas contas finais. Curiosamente, os dois primeiros não chegaram a defrontar-se.

Classificação final:

1.º André Sousa (MI, Vitória SC), 7,5 pontos

2.º Bruno Martins (MF, A.XAT Montemor-o-Novo), 7,5

3.º Miguel Sismeiro (MN, EX Porto/Colégio Efanor), 6,5

4.º Miguel Silva (AFOX/AC Sismaria), 6,5

5.º António Caramez Pereira (EX Porto/Colégio Efanor), 6,5

6.º Rodrigo Sarabando (CX Colégio Português), 6,5

7.º Ricardo Santos (Clube dos Galitos), 6,5

8.º Hugo Ferreira (Ferroviários do Barreiro), 6,5

9.º José Francisco Veiga (EX Porto/Colégio Efanor), 6

10.º Luís Pedro Ferreira (Estrelas São João de Brito), 6.

Mais notícias
Gala do Desporto 6 edição
Gala do Desporto 2023 de Felgueiras 2023