Boccia Sénior de Felgueiras no pódio da Liga INATEL

Realizou-se no dia 29 de novembro, a 6ª e última prova da Liga Boccia Sénior INATEL 2023, organizada pelo Município de Paredes, encontro que decorreu no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, Paredes.

A modalidade de Boccia é reconhecida, a nível nacional e internacional, como a mais pertinente para praticantes desportivos com paralisia cerebral e doenças neurológicas afins, bem como outras deficiências motoras de origem não cerebral.

No entanto, temos assistido nos últimos anos a um incremento significativo da prática de outros grupos alvo, nomeadamente de crianças e idosos sem deficiência.

No que diz respeito aos idosos, o chamado Boccia Sénior tem sido um sucesso, tendo o número de praticantes aumentado significativamente.

O quadro competitivo desta prova foi igual aos anteriores: 32 equipas, de Paredes, Penafiel, VN Gaia, Castelo de Paiva, Baião, Gondomar, Matosinhos, Lousada, Felgueiras e Santo Tirso, e ainda do convidado Braga, que estiveram divididas em oito grupos de quatro equipas cada, em que jogaram todas contra todas, num total de 3 jogos por equipa, para apurar os dois primeiros classificados de cada, num total de 16 equipas, para disputa dos 1/8 de final.

Em jogos a eliminar, seguiram-se quartas-de-final, meias-finais, 3º/4º lugares e final. Como sempre, no total da competição realizaram-se 64 jogos e cada equipa jogou pelo menos três encontros e os quatro primeiros chegaram a fazer sete jogos.

Desta vez com 16 campos na fase de grupos, permitiu o acelerar da competição de modo a terminar da parte da manhã, cumprindo-se o programa definido. Seguiu-se o almoço e depois um momento musical que permitiu a todos passar uma tarde diferente. Foram cerca de 200 os presentes.

A meio da tarde houve a cerimónia de encerramento da Liga.

Feito o seu balanço e os agradecimentos a todos os envolvidos, foram entregues os prémios aos vencedores da etapa do dia, entregues prémios de participação aos 11 Municípios que estiveram nesta edição e ainda aos quatro primeiros classificados: Paredes (o grande vencedor), Penafiel, Felgueiras e Lousada.

A classificação final ficou desta forma:

Posição Município

1º Paredes 30 Pontos

2º Penafiel 16 Pontos

3º Felgueiras 9 Pontos

4º Lousada 3 Pontos

5º VN Gaia 2 Pontos

A Fundação INATEL agradeceu a todos os envolvidos, nomeadamente a Técnicos e Árbitros, sem esquecer os parceiros.

Nesta prova estiveram presentes os Senhores Vereadores de Matosinhos, Felgueiras, Lousada e Penafiel e representados todos os outros Municípios pelos seus Técnicos.

Em 2024 a Fundação INATEL vai continuar com esta competição e prevê que tenha mais etapas do que as de 2023.

Felgueiras fomenta a prática de Desporto para todos!