Câmara Apoia a Contratação de 32 Operacionais para as Freguesias

Câmara Apoio a Contratação de 32 Operacionais para as Freguesias

A Câmara Municipal de Felgueiras abre a “porta” à celebração de contratos interadministrativos com as Juntas e Uniões de Freguesias, para a comparticipação de 50% dos encargos com a contratação de um assistente operacional, de forma a dar mais autonomia às freguesias, nas questões de prevenção e apoio aos serviços municipais de proteção civil, no socorro às populações em caso de acidente ou catástrofe, na limpeza de matas e manutenção de infraestruturas, bem como na identificação do património urbanístico, nomeadamente os edifícios devolutos e degradados, com vista à criação de mecanismos extraordinários de apoio à sua reabilitação.

Esta medida representa um acréscimo anual nos montantes disponíveis para o total das 32 freguesias no valor de 236.128,00€.

Nuno Fonseca, salienta que “para além do cumprimento de uma promessa esta é uma medida ansiada há anos por todos, e que visa dar uma melhor e mais rápida resposta às populações”.

O autarca refere que, “com estes contratos, ficam disponíveis para as freguesias cerca de 2,5 M€, a maior verba de sempre disponibilizada por um executivo, tornando-se o município, na maioria dos casos, a maior fonte de financiamento das freguesias”.