Câmara assinala dia da floresta e da poesia

A Câmara Municipal de Felgueiras comemora, esta quinta-feira, pelas 10h00, no monte de Santa Quitéria, o Dia Mundial da Árvore e da Floresta e assinalará também, nessa data, o Dia Mundial da Poesia. Como se sabe, as duas efemérides ocorrem anualmente a 21 de março.

Fernando Fernandes, vice-presidente da autarquia e responsável do pelouro da Proteção Civil, e Joel Costa, vereador do Ambiente, referem a importância de se celebrar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta. “É uma forma de se sensibilizar a população para a preservação florestal, como pilar fundamental do ambiente, principalmente os mais novos como responsáveis do futuro do planeta” – referem os autarcas. E adiantam: “Nesta ação, alunos das escolas vão ajudar a plantar, num gesto simbólico, novas árvores (sobreiro, loureiro, carvalho, azevinho) no monte de Santa Quitéria, em substituição dos eucaliptos que tivemos que abater, devido ao seu crescimento desordenado, no âmbito da reflorestação do Monte de Santa Quitéria”. Esta ação de reflorestação foi proposta pelo presidente da autarquia, Nuno Fonseca, e enquadra-se no projeto que está a ser desenvolvido para aquela área florestal.

Ana Medeiros, vereadora dos pelouros da Cultura e da Educação, e a vereadora da Ação Social, Rosa Pinto, salientam: “Todas as ações de sensibilização ambiental exigem a participação da vertente educativa, cultural e social. Deste modo, nesta ação, serão ditos poemas pelo ator Rui Spranger, com a presença de alunos do Externato de Santa Quitéria. Logo a seguida, o mesmo ator fará igual animação cultural no lar vicentino de idosos e, à tarde, pelas 15h30, no átrio dos Paços do Concelho, num momento que coincide com o horário de atendimento aos munícipes”.

Para a realização deste dia de comemorações, a Câmara Municipal conta com as parcerias da ACLEM – Empresa Municipal, do Externato de Santa Quitéria, da União de Freguesias de Margaride, Lagares, Várzea, Varziela e Moure, dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras e da Proteção Civil.