Celebrado o protocolo de cooperação que vai disponibilizar um centro de marcha e corrida em Felgueiras

O Município de Felgueiras celebrou hoje, aquando da realização da Corrida de Felgueiras e na presença de mais de mil participantes, um protocolo de cooperação e adesão ao Plano Nacional de Marcha e Corrida, disponibilizando a todos os Felgueirenses, a partir de setembro, do Centro de Marcha e Corrida de Felgueiras, com sede na Zona Desportiva de Felgueiras.

Inserido no Programa Nacional de Marcha e Corrida, iniciativa conjunta do Instituto Português de Desporto e Juventude e da Federação Portuguesa de Atletismo, este Centro será um importante instrumento de apoio destinado a pessoas que desejem iniciar a atividade física através da caminhada, intensificar a atividade física passando gradualmente da caminhada para a corrida ou que já correm habitualmente mas que desejam preparar-se para um objetivo concreto.

Este Protocolo celebrado entre a Câmara Municipal e a Federação Portuguesa de Atletismo servirá para a operacionalização do Centro, incluindo a formação de quadros técnicos qualificados, através de cursos e ações de formação específicas associadas ao programa, bem como a implementação de percursos devidamente marcados, avaliações e acompanhamentos gratuitos.

Na ocasião, o presidente da Câmara, Nuno Fonseca sublinhou: o facto da comunidade de Felgueiras ser, já por si, e como se comprova hoje, um bom exemplo da prática da atividade física, fazendo notar a importância de alargar a promoção e incentivo à prática regular de atividade física da população.

Serão anunciados em setembro os percursos e os horários onde será possível realizar caminhadas ou corridas em grupo, gratuitamente e de forma orientada. Independentemente do horário de prescrição, o praticante pode realizar a sua atividade física quando bem entender.

A veterana atleta Felgueirense Carla Machado (Veterana Campeã Regional, Nacional e Europeia de ½ Maratona) será embaixadora e um dos técnicos para a implementação do centro.