Centenas de utentes participaram no II Festival de Natação de Felgueiras

Realizou-se, no passado sábado, dia 03 de junho, o II Festival de Natação da Escola Municipal de Natação de Felgueiras, no complexo de Piscinas Municipais.

A iniciativa foi dirigida a todos os utentes/alunos da Escola Municipal, das Piscinas Municipais de Felgueiras, Lixa e Idães.

Numa manhã de boa energia, os cerca de 400 utentes/alunos, visitaram e desfrutaram do Complexo de Piscinas de Felgueiras, e fizeram várias sessões ajustadas ao seu nível de aprendizagem, e a sua atividade aquática praticada.

A manhã começou com um momento de confraternização, entre pais e filhos, na sessão de natação para bebés.

As atletas de Natação Artística, do FOCA – Clube de Natação de Felgueiras, abrilhantaram a sessão de abertura do Festival, com a exibição de 2 esquemas combinados.

Seguiu-se o discurso de abertura do Sr. Vereador do Pelouro do Desporto, Joel Costa, e o desfile de todos os utentes/alunos, que aceitaram o convite, e participaram nesta edição do Festival, com uma enorme moldura humana a encher por completo o complexo de Piscinas Municipais. Que momento maravilhoso!

Nos tanques de aprendizagem, os níveis azul e verde, tiveram as sessões de adaptação ao meio aquático (nível azul), com os barcos a serem um momento de felicidade para os mais novos, e os percursos de exibição das técnicas de nado de crol e costas (nível verde) como demonstração das habilidades adquiridas nas aulas de natação.

As crianças dos níveis amarelo e vermelho, e os utentes adultos, participaram nas provas de 25m e 50m, dos diferentes estilos de nado, no tanque de competição (25m), contando com a colaboração dos atletas de Natação Pura do FOCA – Clube de Natação de Felgueiras, no ajuizamento das mesmas.

Os atletas mais novos do Pólo Aquático do FOCA – Clube de Natação de Felgueiras, também participaram, com uma demonstração de Mini Pólo.

Seguiu-se um momento de diversão, com o insuflável aquático para as crianças e a mega aula de hidroginástica, para todos os utentes adultos, liderada pelos técnicos de hidroginástica, de todas as piscinas municipais.

Recorde-se que a Escola Municipal de Natação de Felgueiras integra, desde 2018, o Programa Portugal a Nadar, da Federação Portuguesa de Natação, distinguida com a certificação de nível de excelência, em 2022. Esta parceria com a Federação Portuguesa de Natação, através do Portugal a Nadar, assegura a certificação da escola municipal e os técnicos certificados para o efeito.

Na época 2022/2023, a Escola Municipal de Natação de Felgueiras tem mais de 2.000 utentes/alunos, distribuídos pelas piscinas municipais de Felgueiras (1125 utentes), Lixa (560 utentes) e Idães (400 utentes), inscritos em aulas de natação (bebés, crianças e adultos) e hidroginástica.

O Vereador do Pelouro do Desporto, Joel Costa, enalteceu “a importância desta oferta desportiva em Felgueiras, assim como o enorme contributo da Escola Municipal de Natação, para a população de Felgueiras, no fomento de estilos de vida saudáveis, bem como enalteceu e agradeceu, o trabalho desenvolvido pelo FOCA – Clube de Natação de Felgueiras, nas disciplinas aquáticas, e o contributo diário, de largos anos, de todos os funcionários, colaboradores e técnicos, que diariamente tem vindo a dedicar-se, de forma extraordinária, a esta realidade que são as disciplinas aquáticas de Felgueiras, que muito projetam o bom nome de Felgueiras, além fronteiras“.