Alunos Felgueirenses visitam a Assembleia da República

A deslocação à capital foi feita pelos alunos que participaram no concurso Deputad@municipaljúnior e que apresentaram ideias inovadoras na área da cidadania.

No dia 07 de junho,51 alunos e três docentes dos Agrupamentos de Escolas de Idães e Dr. Machado Matos deslocaram-se à Assembleia da República, numa visita proporcionada pela Câmara Municipal de Felgueiras com o objetivo de que estes jovens possam descobrir um pouco mais sobre o funcionamento do poder legislativo e a importância da participação cívica.

A comitiva de Felgueiras que integrou o presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca e a vereadora da Educação, Ana Medeiros, foi recebida pelos dois deputados felgueirenses que exercem funções na Assembleia da República, na atual legislatura, António Faria e Pedro Melo Lopes.

Esta visita é resultante do concurso Deputad@municipaljúnior, que se realizou em março, no âmbito do projeto IGEA Educa Felgueiras 21-23 | PIICIE.

O concurso serviu para avaliar os trabalhos que os alunos (Deputad@s Municipais Juniores) desenvolveram entre novembro de 2022 e março de 2023, em contexto de sala de aula.

No âmbito deste projeto, no qual participaram 109 alunos e sete docentes do 2º ciclo do ensino básico da rede pública do Município de Felgueiras, nomeadamente dos Agrupamentos de Escolas de Idães, D. Manuel Faria e Sousa e Dr. Machado Matos, os jovens desenvolveram e criaram ideias e soluções criativas em áreas importantes da cidadania como o ambiente, voluntariado, mentoria, cultura e lazer, espaço escolar, saúde, alimentação e bem-estar.

Todas as ideias propõem novas perspetivas para a discussão e reflexão sobre a importância da cidadania, mostrando que a comunidade educativa está repleta de talentos e soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela sociedade.

De mencionar que a atividade Deputad@municipaljúnior é promovida pelo Município de Felgueiras, no âmbito do projeto IGEA Educa Felgueiras 21-23 | PIICIE.

No próximo dia 20 de junho, deslocar-se-ão ao Parlamento mais 53 alunos e quatro docentes, desta vez, dos Agrupamentos de Escolas Dr. Machado Matos e D. Manuel Faria e Sousa.