Coletividades de Futebol de Felgueiras certificados pela AFP

A Associação de Futebol do Porto procedeu à entrega dos diplomas e placas de certificação referentes à época 2022/23, a 185 dos seus clubes filiados, numa cerimónia que decorreu no auditório da Faculdade de Engenharia do Porto, José Manuel Neves, presidente da AFP começou por enaltecer o esforço de todos os clubes filiados, sublinhando um crescimento de mais 31 clubes certificados, em relação à época anterior.

Perante um auditório cheio, onde marcaram presença várias personalidades, com destaque para Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e vários vereadores do desporto das autarquias dos 18 concelhos do distrito do Porto, incluindo o Vereador Joel Costa de Felgueiras, o presidente da AFP fez um agradecimento público a Fernando Gomes pelo empenho na ajuda à maior associação de futebol do país, lembrando o papel fundamental das autarquias e o caminho que a própria associação quer percorrer, no sentido de também ela passar a ser uma entidade certificada.

O concelho de Felgueiras contou ainda com os representantes das 7 coletividades galardoados com a certificação, tendo recebido tal distinção em futebol os seguintes clubes/associações, no nosso concelho:

Associação Desportiva de Várzea Futebol Clube

Associação CRCDV Varziela 1982

Centro de Recreio Popular da Povoação de Barrosas

Futebol Clube de Lagares

Futebol Clube da Lixa

Futebol Club Felgueiras 1932

União Desportiva de Torrados

O Processo de Certificação da FPF teve início em janeiro de 2015, com o intuito de dar resposta à legislação prevista sobre esta matéria, Lei 28/98, de 26 de junho (entretanto substituída pela Lei 54/2017, de 14 de julho) – “Para efetuar o registo de Contratos de Formação Desportiva (CFD), na respetiva Federação, o Clube tem que obter a Certificação como Entidade Formadora”.

Para o Vereador do Desporto Joel Costa “A formação de atletas é de grande importância num clube desportivo e numa cidade ativa. Este é um passo fundamental para elevar o nível e as condições que os clubes podem oferecer aos nossos atletas e, sobretudo, aos nossos jovens que são apaixonados pelo futebol ”. Enalteceu ainda “este é o resultado do trabalho e do empenho de todos os clubes. Esta nova organização será uma vantagem competitiva num futuro muito próximo para elevar o talento dos felgueirenses. Obrigado pelo vosso trabalho e Parabéns a todos, na certeza que no futuro mais serão os clubes certificados em Felgueiras.”