Comemoração dos 505 anos da outorga do Foral a Felgueiras

Felgueira assinala, no dia 15 de outubro, os 505 anos do Foral com uma conferência e exposição dedicada aos 210 anos da 2ª Invasão Francesa que atravessou o concelho de Felgueiras e deixou as suas marcas.

Às 21h00, o Auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal será palco de uma conferência subordinada ao tema “As Invasões Francesas no Perímetro dos Concelhos de Felgueiras e do Unhão” da autoria do Prof. Doutor Pedro Vilas Boas Tavares (FLUP).

Finda a apresentação proceder-se-á à abertura da exposição intitulada “Morrer às Mãos dos Franceses”, que ficará patente até ao dia 26 de outubro, na Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras.

Refira-se que, a 15 de outubro de 1514 D. Manuel I outorgou Foral à terra de Felgueiras registando no pergaminho os direitos e os deveres desta comunidade para com a coroa.

Relembramos que um Foral é um documento jurídico ou carta régia aonde se encontram consignados os princípios orientadores a que uma comunidade está sujeita.