Fechar Menu
Abrir Menu

CONHECIDOS OS HOMENAGEADOS DA 7ª EDIÇÃO DA GALA DO DESPORTO DE FELGUEIRAS

A Praça Dr. Machado de Matos em Felgueiras encheu, uma vez mais, para a sétima edição da Gala do Desporto de Felgueiras.

A Gala do Desporto de Felgueiras distinguiu todos aqueles que, ao longo da época desportiva 2022/2023 (ano 2023), desempenharam um papel preponderante no desenvolvimento e visibilidade do desporto de Felgueiras, e contou com a apresentadora Felgueirense, Elsa Ferreira.

Foram distinguidos, sem processo de candidatura, com os prémios de Mérito Desportivo cerca de 200 agentes desportivos, campeões/campeãs Distritais (46), Regionais (100), Regionais e Nacionais (32) e Nacionais (19), oriundos de 21 modalidades desportivas: artes marciais/desportos de combate, andebol, atletismo, boccia, columbofilia, desporto adaptado, desportos motorizado (automobilismo e karting), duatlo, enduro, futebol, futsal, hóquei patins, kempo, kickboxing, natação artística, natação pura, patinagem artística, polo aquático, trail e voleibol.

Os 28 prémios de Mérito Desportivo Internacional distinguiram os agentes desportivos que representaram a seleção nacional ou estiveram presentes em competições Internacionais.

Os vencedores das categorias de candidatura, foram os seguintes:

Associação/Clube do Ano

FOCA – Clube de Natação de Felgueiras

Associação Desportiva de Felgueiras com inúmeros títulos conquistados em 22-23 e elevado número de atletas presentes em seleções nacionais; com a equipa masculina e equipa feminina de natação pura classificados para a 1ª divisão nacional de clubes; equipa sénior do Pólo Aquático classificada em 3º lugar da 2ª div. nacional; 10 atletas medalhados nos Campeonatos Nacionais de Natação Pura – dos quais 5 sagraram-se campeões nacionais; Campeões Nacionais de Sub. 14 de Pólo Aquático; Vice-Campeões Nacionais de Sub. 16 de Pólo Aquático; Vice-Campeões Regionais de Sub. 14 de Pólo Aquático; 10 Atletas nas seleções nacionais nas respetivas modalidades; Equipa de natação Artística no pódio do campeonato Regional de Clubes; 38 medalhas em campeonatos nacionais (das quais 15 são de 1º lugar); 196 medalhas em campeonatos regionais (das quais 74 são de 1º lugar); 31 medalhas em competições internacionais (das quais 12 são de 1º lugar).

Equipa Jovem do Ano

Sub. 17 – Futebol Clube de Lagares

Campeão de série, na 1ª fase, assegurando durante a época a subida de divisão.

Vencedor do Torneio Portugal Under Cup.

Equipa Sénior do Ano

Futebol Club Felgueiras 1932 (Liga 3)

1º lugar Série B da Liga 3. 4º Lugar na fase de subida da Liga 3 para 2ª Liga. 

Dirigente do Ano

Cristóvão Ribeiro – FOCA – Clube de Natação de Felgueiras

Presidente da Direção, já há vários anos, com forte impulso nos desportos aquáticos (Natação Artística, Natação Pura e Pólo Aquático).

Atleta do Ano Feminino

Francisca Martins (Natação Pura) – FOCA – Clube Natação de Felgueiras

É a atual nadadora mais valiosa da natação portuguesa, detentora dos recordes nacionais seniores e absolutos nas provas de 100m, 200m e 400m Livres. Na época 22-23 estabeleceu 16 novos Recordes Nacionais (8 Seniores e 8 Absolutos). Foi Vice Campeã da Europa Sub23 na prova de 200m Livres e medalha de bronze na mesma

competição nos 400m Livres. Venceu ainda os 400m Livres no Campeonato Nacional da Holanda e na prestigiada etapa do Mare Nostrum – Canet (França), onde também foi terceira classificada nos 200m Livres. A nadadora Felgueirense arrecadou ainda 9 títulos nacionais, 2 títulos de vice-campeã nacional e uma medalha de bronze. A nível Regional, conquistou 15 medalhas de 1º lugar e 5 medalhas de 2º lugar. Nomeada para Atleta do Ano pela Federação Portuguesa Natação.

Atleta do Ano Masculino

Diogo Pinto (Futebol) – Sporting Clube de Portugal

O guarda-redes de 18 anos, soma dois jogos na equipa da Youth League, 17 nos sub23 e 4 na equipa B, apesar de ter idade de júnior. O guarda-redes, também já foi chamado várias vezes por Rúben Amorim, para a equipa principal. Atleta internacional sub20 por Portugal, integrou a comitiva de Portugal que foi vice-campeão Europeu de Sub20. Também integrou na época 2022/2023, alguns trabalhos da Seleção Nacional A.

Treinador/a do Ano

Simão Marinho (Natação) – FOCA – Clube de Natação de Felgueiras

Técnico responsável por preparar e orientar os nadadores do FOCA QUINTA DA LIXA – CNF, que conquistaram ao longo da época 22-23 os seguintes resultados: 16 recordes nacionais absolutos; Medalha de prata no Campeonato de Europa de sub23; Medalha de Bronze no Campeonato de Europa de Sub23; 4 Nadadores nas respetivas seleções nacionais. Presença como “Head Coach” da seleção nacional no Campeonato Nacional de Europa sub23.  38 Medalhas nacionais (15 títulos nacionais – dos quais 12 absolutos, 10 vice campeões nacionais e 13 medalhas de bronze)

Classificação da equipa masculina e da equipa feminina para a 1ª divisão nacional de clubes na época 23-24; 31 medalhas em competições internacionais (12 de 1º lugar, 11 de 2º lugar e 8 de 3º lugar), sendo de maior destaque a vitória na prova dos 400m Livres na Etapa do Mare Nostrum – Canet e no Campeonato Nacional/Open da Holanda e ainda a medalha de bronze nos 200m Livres na Etapa do Mare Nostrum – Canet. 20 recordes regionais absoluto, 153 medalhas regionais (65 de 1º lugar, 48 de 2º lugar e 40 de 3º lugar).  Vice Campeão Regional absoluto por equipas.

Atleta Jovem do Ano Feminino

Mariana Moreira (Atletismo) – União Desportiva de Várzea

Campeã Nacional Sub16, 800 metros e 1500 metros, no Campeonatos Nacionais de Sub18; Campeã Nacional e Regional de Sub16, 800 metros, 15000 metros e 2Km. Campeã Regional Sub16, Campeonato Regional de Fundo – Corrida de Felgueiras; 1500 metros, Campeonato Regional de Infantis; Campeã Regional Sub16, 1500 metros, Campeonato Regional de Juvenis; Campeã Regional Sub16, 1500 metros, Campeonato Regional de Sub14 & Sub18.

Campeã Regional Sub16, 800 metros, Torneio Olímpico Jovem Regional; Campeã Nacional Sub16, 1000 metros, Quilómetro Nacional Jovem; Campeã Regional Sub16, 1000 metros, Torneio Quilómetro Jovem Regional; Campeã Regional Sub16, 2500 metros, Campeonato Regional Corta-Mato Curto A. A. Porto + C.R. Jovem de Corta-Mato.

Campeã Regional Sub16, 800 metros, Triatlo Técnico Regional + Provas Extra; Campeã Sub16, 1000 metros, Torneio Jovem de Pista Coberta e Vice-campeã Sub16, 300 metros, Campeonato do Norte de Provas Combinadas.

Recordista Nacional de 600m, 1000m e 1500m Iniciados.

Atleta Jovem do Ano Masculino

Diogo Sousa (Futebol) – Vitória Sport Clube

Atleta internacional da Seleção Nacional Sub18, presente na qualificação para EURO SUB17, participando em 5 jogos, e 178minutos e 2 golos. Convocado ainda para o Torneio Internacional do Algarve e Torneio Desenvolvimento UEFA S16 Masc. Atleta do Vitória Sport Clube, Júnior-B(Juvenil), que foi chamado a integrar o Plantel da Equipa B, Sub 23 e Sub19 na época 2022/2023, sendo claramente uma das jovens promessas do Vitória. Médio apresentado no plantel principal do Vitória SC para época 2023/2024.

Atleta do Ano de Desporto Adaptado

Virgílio Ferreira (Boccia) – FC Porto

Fez o pleno nas competições em que participou: 1º lugar Campeonato Regional de Boccia – Zona Norte (Individual BC3 – 2ª Divisão); 1º lugar Campeonato Nacional Individual Absoluto, Individual BC3 – 2ª Divisão e 1º lugar Campeonato Nacional de Pares e Equipas, Pares BC3 – 1ª Divisão. Subida de divisão para a Elite (1ª Div. Nacional) da classe BC3.

Figura Desportiva

Filipe Ribeiro “Zamorano”

Jogador de futebol, nascido na década de 80, em Felgueiras, terra onde nasceu e vive, formado no Futebol Clube de Felgueiras, representando os seus escalões de formação de 1994 a 1999, e o clube onde foi campeão nacional, pela primeira vez, e terminou a sua carreira como jogador e curiosamente iniciou as funções de treinador, teve nos principais palcos do Futebol, nomeadamente na Liga Portugal, Taça de Portugal, Supertaça Cândido de Oliveira e Taça UEFA, com destaque para a sua passagem pelos clubes como Leixões, Estrela da Amadora, Gondomar, Penafiel, Trofense e Boavista, mas foi no nosso Futebol Clube de Felgueiras, que terminou a sua carreira, ao mais alto nível como jogador, na época 2014/2015, iniciando aí também as funções de treinador.

Podia ter saído, pois foi sempre dos valores mais cobiçados do Felgueiras, mas resolveu sempre ficar. Mesmo quando a incerteza diretiva e desportiva do clube lhe permitiam rescindir contrato com justa causa. Zamorano não abdicou dos sentimentos especiais que o ligam ao Felgueiras e aceitou ficar no clube e na cidade.

Um jogador carismático e um embaixador de Felgueiras no Futebol.

Homenagem Carreira

José Martins (Ex. FC Felgueiras)

Ex-Presidente do Futebol Clube de Felgueiras, e na sua presidência em 1991/92, esta coletividade sagrou-se campeão nacional da 2ª Divisão Nacional.

Um Homem dedicado a Terra, que o viu nascer e onde sempre viveu, e que se destaca pela sua dedicação em prol do desenvolvimento de Margaride, do concelho e de Felgueiras, com uma marca muito significativa no Desporto de Felgueiras.

Foi desta forma, que uma grande moldura humana, aplaudiu, Felgueiras e todos os seus campeões/campeãs!

Mais notícias
3.º Campeonato Felgueiras Xadrez consagrou vencedores na Escola Básica Dr. Machado de Matos