Construção da Variante de ligação à Zona Industrial de Cabeça de Porca avança com financiamento total

A Variante de ligação à Zona Industrial de Cabeça de Porca integra o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), garantindo que a obra seja financiada a 100% por fundos comunitários.

O anúncio foi feito hoje, em Penafiel, pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, numa Conferência de Imprensa onde esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca.

Recorde-se que a autarquia celebrou um protocolo para a construção desta via com as Infraestruturas de Portugal em 2018, no qual assumiu os encargos com a aquisição dos terrenos, cabendo à tutela 85% dos custos com a empreitada. Os 15% restantes seriam da responsabilidade do município.

Entretanto, o presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, desencadeou vários contactos com o Governo para que a obra fosse financiada na totalidade. Nessa sequencia a variante foi integrada nos projetos que são considerados investimentos estratégicos para a região.

Nuno Fonseca, satisfeito com a notícia diz que “a concretização desta variante, a custo zero para autarquia, possibilita-nos investir mais para assegurar a melhoria das acessibilidades no município”.O autarca sustenta que esta nova via “permitirá organizar e gerir melhor o tráfego rodoviário, retirará um elevado número de veículos que atualmente têm que passar, obrigatoriamente nas áreas urbanas do concelho e garantirá maior segurança aos munícipes”.

A construção desta variante garante uma aproximação da zona industrial de Cabeça de Porca à A11, em Felgueiras, e vai aliviar a rede viária atual, por onde passam 30 mil veículos por dia, segundo dados da Infraestruturas de Portugal.

A variante terá uma extensão de 6,5 quilómetros, uma faixa de rodagem em cada sentido, acrescidas de faixa de veículos lentos nos pontos com maior declive. A obra incluirá duas rotundas e um nó de ligação à rede viária.

O custo estimado da infraestrutura, incluindo aquisição de terrenos, é de oito milhões de euros.