Dia Mundial do Ambiente assinalado em Felgueiras

Centenas de alunos pintaram as sarjetas dos recintos escolares chamando a atenção da população para o problema da poluição e degradação dos mares e oceanos.

Durante a semana de 31 de maio a 4 de junho, as escolas do concelho, em parceria com o município, desenvolveram um conjunto de atividades para assinalar a comemoração do Dia Mundial do Ambiente.

No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi implementada a atividade “O Mar Começa Aqui”. Cerca de 360 alunos/as de 8 das 11 escolas que integram o Programa, tiveram a oportunidade de pintar as sarjetas dos recintos escolares chamando a atenção da comunidade educativa e munícipes para o problema da poluição e degradação dos mares e oceanos. As imagens que decoram agora as 14 sarjetas foram selecionadas num concurso interno em que foram votados os desenhos realizados pelos/as alunos/as participantes.

Ao nível das atividades de animação e enriquecimento curricular, foi também desenvolvida a atividade “Sentir a Natureza” dinamizada pela bióloga Helena Sousa. Esta é uma das várias atividades que integra a planificação desenvolvida pelo conjunto de profissionais contratado pelo Município para promover a melhoria da qualidade do serviço educativo do serviço de prolongamento de horário dos jardins de infância da rede pública. 90 crianças de 5 jardins de infância foram desafiadas a explorar a natureza e a reconhecer as plantas pelo cheiro, forma e sabor.