Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

Em 15 de março de 1962 foram enunciados pela primeira vez, nos EUA, os Direitos do Consumidor. Este dia transformou-se na referência anual para a reflexão e debate da problemática da defesa do consumidor.

Assim e como forma de sinalizar/comemorar este dia, a Câmara Municipal de Felgueiras alerta para que todos os cidadãos sejam consumidores mais informados e mais responsáveis e para que todos os operadores económicos respeitem os direitos dos consumidores. Foi com este ímpeto que reforçou as competências do seu serviço de Informação e Apoio ao consumidor, aderindo ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral.

Para além de informar, esclarecer e aconselhar os Munícipes de Felgueiras sobre os seus direitos em situação de conflito de consumo, proveniente da aquisição de bens e serviços, o Serviço Municipal de Informação e Apoio ao Consumidor encaminha os processos de reclamação provenientes dos serviços públicos essenciais – água, energia elétrica, gás, comunicações eletrónicas, serviços postais, serviço de saneamento e recolha de lixo – para o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Ave Tâmega e Sousa – Tribunal Arbitral, para mediação e/ou decisão arbitral, uma vez que por imposição legal as empresas prestadoras destes serviços estão obrigadas a sujeitar o litígio a decisão arbitral, caso o consumidor se manifeste expressamente nesse sentido.

Assim sendo, o Serviço Municipal de Informação e Apoio ao Consumidor está ao dispor de todos os munícipes felgueirenses, no Gabinete de Atendimento Municipal – Edifício Paços do Concelho, caso pretendam apresentar um pedido de informação e/ou reclamação no âmbito do direito do consumidor.

Participe ativamente da defesa dos seus direitos!

Apresente os seus pedidos de informação e/ou reclamação no Serviço Municipal de Informação e Apoio ao Consumidor, serviço gratuito, com competência territorial limitada ao Município de Felgueiras, presencialmente ou através do nosso site https://cm-felgueiras.pt/servicos/informacao-e-apoio-ao-consumidor/

Câmara Municipal de Felgueiras| Praça da República|4610 – 116 Felgueiras

Telefone: 255 318000 | e-mail: gmiac@cm-felgueiras.pt