Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

No dia 11 de março, durante a Feira Semanal em Felgueiras, no mercado Municipal e na Loja de Cidadão de Felgueiras, decorreu uma ação de proximidade de grande interação com o público, dinamizada pelo Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo e o TRIAVE com o objetivo de difundir informação sobre o Serviço Municipal de Informação e Apoio ao Consumidor, a Rede de Arbitragem de Consumo, a Arbitragem necessária no Conflitos de Consumo, destinada a toda a comunidade em geral.

O dia 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, foi assinalado com um programa na Rádio Felgueiras, onde se destacou o SMIAC -Serviço de Informação e Apoio ao Consumidor, disponível, de forma gratuita, para todos os felgueirenses.

Neste programa de rádio estiveram presentes, o vereador com o Pelouro da Defesa do Consumidor, Virgílio Ferreira, e Ana Passos, economista da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Durante o programa abordaram os principais temas relacionados com este dia temático que serve para lembrar os direitos dos consumidores e os serviços e entidades a quem podem recorrer.

Além de explicar os objetivos e competência do SMIAC – Serviço Municipal de Informação e Apoio ao Consumidor, um serviço gratuito que o Município de Felgueiras disponibiliza aos felgueirenses, o vereador Virgílio Ferreira, sublinhou as ações mais relevantes do SMIAC e a forma como este serviço pode ajudar e apoiar os consumidores.

Ana Passos, da DECO, referiu-se aos objetivos da comemoração do Dia Mundial do Consumidor, aos novos desafios que as famílias enfrentam sobretudo devido ao mundo digital, ao papel que a associação desempenha na prevenção, informação e apoio aos portugueses que a ela recorrem, vincando a parceria com o Município de Felgueiras.

Deixou ainda ficar conselhos úteis aos consumidores, no sentido de prevenir burlas, fraudes e surpresas quando adquirem produtos ou serviços, especialmente da área financeira, sublinhando a importância da literacia financeira.

No dia 21 de março, pelas 18h30,  decorreu ainda uma sessão de esclarecimento, sobre o tema “Resolução Alternativa de Litígios de Consumo”. Esta ação decorreu no Auditório do Município de Felgueiras, contou com a presença do orador Pedro Sousa,  Diretor do Centro de Arbitragem de conflitos do Consumo do AVE, Tâmega e Sousa tendo como destinatários presidentes das Uniões e Juntas de Freguesia, e técnicos/as de atendimento. Esta ação teve como objetivo divulgar o Serviço Municipal de Informação e Apoio ao Consumidor e consolidar a articulação com os serviços de atendimento ao público das Uniões e das Juntas de Freguesia.