“Diversidade e Inclusão em idade escolar” foi o tema de conversa para uma escola que se quer sem muros…

2.ª Tertúlia | Diversidade e Inclusão em idade escolar

No dia 02 de março de 2023, pelas 20h30, realizou-se a 2.ª Tertúlia do Ciclo de Tertúlias | Desafios da Educação no séc. XXI, promovida pelo Município de Felgueiras no âmbito do projeto IGEA Educa Felgueiras 21-23 | PIICIE, no Auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras.

O Prof. Luís Gouveia Lopes – Membro da Unidade de Apoio ao Currículo, Avaliação e Oferta Educativa e da Equipa da Autonomia e Flexibilidade Curricular (EAFC) da DGEstE – acedeu ao nosso convite e procurou, em torno do tema em debate, trazer uma visão abrangente sobre a educação universal, para a qual o sistema educativo tem ao longo do tempo vindo a preparar-se, entendendo este como um desafio inadiável, criando respostas múltiplas para promoção do sucesso educativo numa abordagem integradora, atendendo todavia à singularidade do(s) seu(s) público(s).

Perante uma plateia com cerca de 50 participantes, entre docentes, psicólogos/as, técnicos/as de equipas multidisciplinares ou encarregados/as de educação, o orador captou o interesse da audiência, criando uma dinâmica muito interessante de debate e partilha de preocupações assim como de boas práticas.

Este momento de partilha de conhecimento, foi também marcado pela presença da equipa da AFC e do Delegado da Direção de Serviços da Região Norte (DSRN), Luís Carlos Lobo, que na companhia da Vereadora da Educação, Ana Medeiros, fizeram a abertura do evento.

A 3.º Tertúlia, dedicada ao tema “Mindfulness e bem-estar emocional”, decorre já no dia 23 de março de 2023, no horário e local habitual, encontrando-se abertas as inscrições no link.

Os Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu.