Docentes ‘experimentam ciências’ em Felgueiras

Realizaram-se em Felgueiras, nos dias 14 e 15 de janeiro, duas sessões de capacitação, no âmbito da atividade “Experimenta Ciências”, dirigidas aos docentes do 1º ciclo do ensino básico responsáveis pelas turmas de 3º e 4º anos de escolaridade. As sessões decorreram no laboratório da Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, Felgueiras, e integraram um total de 50 participantes.

Esta atividade insere-se no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar denominado TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti], que está a ser implementado pelo Município de Felgueiras , em parceria com a Comunidade Intermunicipal Tâmega e Sousa .

TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti], aprovado no âmbito do Norte 2020, assume-se como uma estratégia educativa que, em estreita colaboração com toda a comunidade educativa local, pretende assegurar a implementação de um conjunto de atividades e dinâmicas promotoras do sucesso escolar, reconhecendo a educação como força motriz de coesão social.

Ao longo dos próximos 3 anos, será então desenvolvido um conjunto de atividades e iniciativas dirigidas a todos os níveis de ensino nas mais diversas áreas, destacando-se as artes, as ciências e a tecnologia, a cidadania, a psicologia e orientação vocacional, entre outras.

Para além das ações de capacitação, a atividade “Experimenta Ciências” prevê também a dinamização de atividades experimentais em contexto de sala de aula, representando um complemento aos projetos curriculares na área do estudo do meio dos/as alunos/as dos 3º e 4º anos de escolaridade.”