Serviços Municipais procedem a podas e abate de árvores

A Divisão de Manutenção em colaboração com o Serviço da Proteção Civil, estão a proceder a podas e abate de árvores, desde o passado mês de outubro, até ao próximo mês de março, em várias artérias do município.

Decorreram entretanto trabalhos na União de Freguesias (UF) de Borba de Godim e Vila Cova Lixa (Praça Dr. Eduardo Freitas na Lixa), na UF Margaride, Várzea, Lagares, Varziela e Moure (Praça Vasco da Gama, Praça da Comunidade Lusíada, Av. Agostinho Ribeiro, Praça da República, Av. Dr. Ribeiro de Magalhães), em Moure (Rua de Simães), em Jugueiros (Largo do Assento), em Sendim (via de acesso ao Aterro Municipal) e na UF Pedreira, Rande e Sernande (Rua Conselheiro Dr. António Mendonça). Nalguns destes casos, o abate tornou-se imprescindível e inadiável devido ao mau estado fitossanitário das árvores e ao perigo real que representava. Em data oportuna, sempre dependente do ciclo vegetativo das árvores e do estado climatérico, iniciar-se-á a replantação de árvores em diversos locais onde se procedeu ao abate.

Atualmente decorrem trabalhos na Av. Dr. Magalhães Lemos. Os trabalhos iniciaram com a poda das árvores e respetiva subida de copa. Decorrente desta intervenção, procedeu-se também ao abate de algumas árvores próximas das colunas de iluminação pública, tendo como principal finalidade aumentar a iluminação da própria avenida.
Para facilitar a circulação pedonal a pessoas de mobilidade reduzida (que se movimentam em cadeira de rodas, andarilhos, canadianas e com carrinhos de bebés) e atendendo a que hoje falta largura suficiente para a circulação nos passeios, proceder-se-á também ao abate das árvores no passeio de um dos lados da avenida com largura útil inferior ao recomendado pelas normas. Este será o critério a adotar no futuro nos restantes arruamentos e estradas municipais, de forma a garantir a existência de pelo menos um passeio (por arruamento) com largura suficiente para a circulação de todos os peões. A mobilidade está a ser facilitada através da reposição do pavimento nas caldeiras onde se procedeu ao abate das árvores.

Segundo o vereador Joel Costa “Esta intervenção pretende criar um corredor para facilitar a circulação de pessoas com mobilidade reduzida, nomeadamente utentes com cadeira de rodas e com cadeiras de bebés”.
“Pretende-se também facilitar o uso noturno para todos os utentes que utilizam estes passeios, com uma melhor iluminação nestas zonas intervencionadas”, acrescentou.

A operação do abate de árvores pretende ainda evitar a propagação das raízes, tendo-se constatado que na extensão desta avenida, as mesmas já bloqueiam/”abraçam” as infraestruturas/tubagens da água e gás podendo colocar-se em causa o abastecimento à cidade.
As árvores e a vegetação em geral, assumem cada vez mais um papel fundamental no equilíbrio ambiental das nossas cidades, uma vez que constituem um elemento fundamental associado à manutenção da qualidade de vida das populações em meio urbano, razão pela qual estaremos sempre atentos a qualquer intervenção que se julgue útil e vantajosa para os munícipes.