Felgueiras promove ‘Xadrez entre os livros’

Ministro da Educação elogia a implementação do Xadrez nas escolas

A Câmara Municipal de Felgueiras vai realizar mais dois Workshops sob o lema “Xadrez entre os Livros”, que terão lugar na Casa da Cultura Dr. Leonardo Coimbra – Lixa, nos dias 9 e 16 fevereiro. As atividades são abertas aos interessados, sendo a idade mínima de participação de 7 anos.

O presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca realça que a dinamização desta modalidade pretende “contribuir para a melhoria dos resultados escolares dos alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho”.
O ministro da Educação, Tiago Brandão elogia o projeto que está a ser desenvolvido nos estabelecimentos de ensino, inserido também no desporto escolar: “estas iniciativas ajudam com certeza a criar mais e melhores pensadores e decisores para o futuro”.

Refira-se que o Município de Felgueiras, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular do 1º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo 2018-2019, fomenta a modalidade de Xadrez nos Agrupamentos de Escolas: D. Manuel Faria e Sousa, Dr. Machado de Matos, Idães e Lixa, estando a frequentar 77% do potencial de participantes, num total de 899 alunos (as), distribuídos por 64 turmas destes agrupamentos.

Sendo esta modalidade uma ferramenta importante na evolução da capacidade crítica e de tomada de decisões das pessoas, o Município implementou o projeto “Felgueiras Xadrez” que resultou da necessidade de implementar uma estratégia municipal direcionada principalmente para a área da Educação, com o propósito de melhorar os resultados escolares nas nossas escolas.
Este projeto visa o ensino da prática do xadrez de forma educativa. Três agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas competem na modalidade de Xadrez no Desporto Escolar no ano letivo 2018/2019. Houve ainda a realização da Fase Local da CLDE Tâmega na modalidade de Xadrez, em Felgueiras, no ano letivos2017/18 estando a acolher a fase local da CLDE Tâmega em 2018/19.

Para 2019 a Câmara municipal de Felgueiras tem previsto as seguintes iniciativas:
• Workshops “Xadrez entre os Livros”, a realizar na Casa da Cultura Dr. Leonardo Coimbra – Lixa (9 e 16 fevereiro);
• Torneio de Xadrez da Páscoa (a realizar nas escolas básicas no ambito das AEC´S);
• Torneio de Xadrez de Verão (a realizar nas escolas básicas no ambito das AEC´S);
• Campeonato Nacional Jovens – Semirápidas (por equipas), a realizar 6 julho no pavilhão da Escola Secundária de Felgueiras;
• Campeonato Nacional Jovens – Rápidas (Individual e por equipas), a realizar 7 julho no pavilhão da Escola Secundária de Felgueiras;