Fechar Menu
Abrir Menu

“Educação Sexual” um tema premente abordado pela Geração F

Debate - Alunos

No dia 30 de março de 2023, realizou-se, no Auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, o 6.º debate do Ciclo de Debates | Geração F dedicado ao tema “Educação Sexual”.

O debate foi moderado por Cláudia Pinto – Enfermeira da Equipa de Saúde Escolar da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Felgueiras -, que criou um espírito de partilha através das atividades desenvolvidas neste âmbito em meio escolar, nomeadamente ao nível do Ensino Secundário, procurando desmistificar tabus, promover a informação e refletir sobre soluções mais eficazes para pôr os/as jovens a falar sobre o tema numa atitude positiva, responsável e sem o receio de julgamento. Como Representante das Escolas, contámos ainda com a presença de Anunciação Rocha – Professora e Responsável pelo projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES) no Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos -, que trouxe ao debate o contributo dos projetos e práticas que têm vindo a ser desenvolvidos desde o pré-escolar até ao ensino secundário, procurando uma maior sensibilização para o tema, apostando sobretudo na prevenção.

A atividade Geração F consiste na realização de debates mensais, envolvendo os/as alunos/as do Ensino Secundário, nomeadamente das Associações de Estudantes. Os principais objetivos centram-se em: aumentar a participação social dos/as jovens através da discussão de temas pertinentes, atuais e futuros, promovendo um maior envolvimento cívico e de inclusão; fomentar a equidade e a igualdade de oportunidades de expressão e de participação social; e potenciar a relação escola/comunidade, proporcionando um momento descontraído de diálogo, de partilha de perspetivas e de confronto de ideias.

Esta atividade decorreu no âmbito do IGEA Educa Felgueiras 21-23 | Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar que está a ser desenvolvido no Município de Felgueiras em parceria com a comunidade educativa concelhia.

Os Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu.                                                  

Mais notícias
Turma de Felgueiras vence competição que une literacia financeira e criatividade