Exposição “Memórias” de Francisco Marinho Cunha Silveira – Centro Intergeracional da Lixa até 16 de setembro

Foi inaugurada no dia 6 de setembro no Centro Intergeracional da Lixa (CIL) a exposição de pintura “Memórias”, uma retrospetiva da obra plástica do lixense de coração, Francisco Marinho Cunha Silveira, composta por retratos, paisagens e natureza morta e vem relembrar uma Lixa de outros tempos.

Foi um final de tarde onde familiares e amigos se juntaram para apreciarem as “Memórias” daquele ilustre pintor.

Rosa Maria Pinto, vereadora da Ação Social e Saúde, salientou a felicidade de “ver o espaço que outrora serviu de palco às aulas do Professor Marinho, ser agora palco também mas de uma obra diferente: as suas pinturas que tão fielmente retratam a Lixa e personalidades acarinhadas por esta terra”.

Francisco Marinho da Cunha Silveira nasceu a 17 de setembro de 1908, na Casa de Portela, na freguesia de Telões, Amarante, mas foi sobretudo na Lixa que viveu durante a maior parte da sua vida. Na então Vila da Lixa exerceu a sua profissão de professor na Escola Primária sita na Rua das Vitórias, onde atualmente está instalado o CIL da Lixa.

Para além da sua atividade como docente, durante as décadas de 40 e 50 do século XX, promoveu o desenvolvimento cultural da então Vila da Lixa através de espetáculos de teatro, que envolviam a comunidade local. A pintura tomou-lhe grande parte do seu tempo livre, apenas cessando aquando da sua morte, a 12 de janeiro de 1975.

Uma parte do espólio que deixou poderá ser observado no CIL da Lixa de 06 a 16 de setembro.