Felgueiras alerta para os maus tratos das crianças e Jovens

O município de Felgueiras acolheu um concerto da Banda Marcial da GNR, no Mercado Municipal, e promoveu uma ação de sensibilização a automobilistas para a problemática dos maus tratos na infância,no âmbito do mês da prevenção dos Maus-tratos na Infância. As iniciativas integram um programa de atividades a realizar durante o mês de abril.

O concerto musical, promovido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens – CPCJ e pela Câmara Municipal de Felgueiras, contou com mais de uma centena de crianças.

A vereadora da Ação Social, Rosa Pinto, no evento, realçou a importância das atividades:

“Esta atividade é muito relevante, não só para alertar as pessoas sobre os vário tipos de maus tratos, mas para reforçarmos junto da comunidade como devemos trabalhar essa prevenção durante o ano”.

A autarca mencionou ainda que “a Câmara Municipal promove formações para que se consiga detetar precocemente situações de risco”.

Rosa Pinto, dirigindo-se concretamente aos docentes que estavam a representar os vários estabelecimentos de ensino lá presentes, alertou para uma questão muito atual:“ A crise em que vivemos pode traduzir-se num problema e causar novas situações de risco. Insisto para que todos estejam atentos aos sinais que as crianças e jovens nos vão dando”, concluiu.

A presidente da CPCJ de Felgueiras, Dina Peixoto realçou que “esta iniciativa dá maior visibilidade a um interesse comum em Entidades e Instituições do Concelho de Felgueiras relativamente à problemática dos maus tratos na infância. Pretende-se ainda  consciencializar a comunidade para o seu papel na prevenção dos mesmos e promover junto das famílias o exercício de uma parentalidade mais positiva, onde prevaleçam os afetos, sem recurso à violência verbal, física e psicológica”.

O espetáculo culminou com o Hino à Criança da autoria de Isabel e Hélder Bento e Suzana Mendes, da escola de música ArtMusic da Lixa.

Durante esta semana, realizou-se ainda uma ação de sensibilização a automobilistas para a problemática dos maus tratos na infância, levada a cabo pela GNR de Felgueiras, com a colaboração dos alunos das escolas na distribuição de flyers e o Laço Azul.

As iniciativas para a prevenção dos Maus-tratos na Infância já começaram no início do mês, com a iluminação do edifício dos Paços do concelho e colocação do Laço Azul e estendem-se até ao final de abril.