Felgueiras apoia o Desporto Inclusivo

Considerando o principio da promoção e do fomento de um Desporto para Todos, o Municipio de Felgueiras, apoiou através de Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo, a Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual – Portugal, para a realização dos habituais eventos desportivos em Felgueiras,  em parceria com a Cercifel – Cooperativa de Solidariedade Social, C.R.L., para o ano 2023.

Assim, no passado dia 1 de março, realizou-se nas Piscinas Municipais de Felgueiras, o 16.º Encontro Natação / Atividades Aquáticas “Cidade de Felgueiras”.

Na atividade, marcaram presença cerca 103 participantes a representar as seguintes instituições: Fundação A.J.Gomes da Cunha; Paredes sem Paredes; APPACDM de Vila Nova de Gaia; APPACDIMP de Penafiel; ASSIS de Póvoa de Varzim;  APCI de Barcelos; MADI de Vila do Conde; Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde e CERCIFEL de Felgueiras.

Os alunos da Escola Secundária de Felgueiras, deram apoio à arbitragem do encontro.

Na altura, o vereador do Desporto, Joel Costa  entregou uma lembrança do Município às instituições presentes.

No passado dia 25 de maio, na Zona Desportiva de Felgueiras, realizou-se o Campeonato Regional do Norte Hóquei DI 5 ANDDI / FPH.

Estiveram presentes cerca de 80 participantes, das entidades: Clube Gaia; SCM Vila do Conde; CERCIFEL; A2000 e Fundação A.J.Gomes da Cunha.

Destaque para a Cercifel que ficou em 1º lugar na sua categoria (nível 2), vencendo todos os jogos.

Uma atleta da Cercifel, foi ainda convocada, para um estágio na Seleção Nacional da modalidade.

Para estes eventos, através da celebração do aclamado Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo, o Municipio assegurou a cedência das Instalações Desportivas Municipais, em regime de isenção de taxas e atribuiu uma comparticipação financeira para assegurar a alimentação e os trofeus e medalhas para os eventos.

O desporto tem o mérito de dar visibilidade às capacidades dos indivíduos, e não às suas dificuldades, pois ninguém pratica uma atividade desportiva e recreativa sem ter a oportunidade de colocar em evidência as suas capacidades.

O objetivo destas iniciativas é fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento das aptidões de portadores de deficiência, permitindo-lhes uma maior autonomia através da melhoria da condição física e do seu desenvolvimento cognitivo, contribuir para a inclusão social e consequente para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Joel Costa considera que estas atividades “reforçam a prática do desporto para todos, como um fator muito importante para a saúde e bem-estar, para a sociabilização e para a participação cívica desta população”.

Em Felgueiras, o Desporto é para todos!