Felgueiras assinala as comemorações da Implantação da República

O Dia 5 de Outubro será marcado com uma homenagem a Zeca Afonso e a um republicano e benemérito do concelho – José Joaquim Oliveira da Fonseca.

No dia 4 de outubro, pelas 21h30, no Café Concerto da Casa das Artes, todos quantos se queiram juntar à iniciativa terão a oportunidade de relembrar, a sua passagem de Zeca Afonso por Felgueiras há 50 anos atrás.

A 4 de Outubro de 1969, Zeca Afonso e outros cantores de intervenção fizeram um concerto no Teatro Fonseca Moreira, espaço que é hoje a Casa das Artes e será recriado este momento inesquecível. A atividade que consistirá numa conversa informal sobre Zeca Afonso: 50 anos do concerto «Baladas», contará com alguns momentos musicais interpretados pelo grupo musical Há Lá Trio. Em simultâneo, estará exposta uma mostra de livros e discos proibidos.

No dia 05 de outubro, pelas 15h00, na Biblioteca e Arquivo Municipal, será feito um tributo a José Joaquim Oliveira da Fonseca que se traduz numa exposição que marcará os 150 anos do seu nascimento.

José Joaquim Oliveira da Fonseca nasceu em Felgueiras em novembro de 1869, emigrou para o Brasil e, após alguns anos, fez fortuna e regressou à sua terra. Construiu os edifícios de Belém e a Casa das Torres, esta última de arquitetura brasileira. Destaca-se como benemérito da nossa terra, (tendo oferecido terreno e mobília para a construção da escola primária de Margaride, da qual recebeu o louvor da República Portuguesa) e como vereador da Câmara Municipal, onde exerceu os seus ideais republicanos.

As comemorações encerram com chave de ouro. Ainda no dia 05 de outubro, às 21h30 a Casa das Artes acolhe o Concerto Comemorativo da Implantação da República, interpretado pela Banda de Música de Felgueiras.

A vereadora da Cultura, Ana Medeiros menciona que “Concluído o período comemorativo das Jornadas Europeias do Património, não termina o nosso trabalho. A programação desta iniciativa reflete a aposta continuada na valorização das nossas memórias, do nosso património e da nossa identidade”, reforça a autarca.