Felgueiras assume novas competências para controlar a pandemia

A Equipa Multidisciplinar de Apoio ao Utente -EMA de Felgueiras passou a assumir, esta semana, novas competências com vista a controlar a pandemia.

De acordo com a Vereadora da Saúde, Rosa Maria Pinto, “a EMA ganha nova força com a possibilidade de decretar ordens de isolamento, fazer monitorização de sintomas, agendamento de testes de despiste para a COVID-19, indicação de alta ou  de transferências de casos e ainda articulação para a emissão de declarações de isolamento profilático. Assim, o processo de monitorização da população infetada torna-se muito mais célere”, referiu a Vereadora.

“O Município de Felgueiras pressionou, desde sempre, a Autoridade de Saúde Local para que fosse permitida a colaboração do Município na monitorização dos casos, permitindo libertar os profissionais de saúde para os cuidados mais específicos. Por isso, este reforço de competências é visto com bons olhos e representa uma mais-valia para a população”, garantiu a autarca.

Numa altura em que os números no concelho estão elevados, o trabalho da EMA, em articulação com as autoridades de saúde, chegou já a mais de 3.000 utentes.