Felgueiras auxilia no rastreio de contactos COVID-19

A Câmara Municipal de Felgueiras vai auxiliar a Unidade de Saúde Pública no rastreio dos contactos das pessoas que testaram positivo para a Covid-19.

A iniciativa tem por base a constituição de equipas multidisciplinares no território do ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte compostas pelos técnicos do Município da Acão Social e da Saúde, pela Proteção Civil, Polícia Municipal, GNR, Segurança Social e pelo próprio ACeS e pela Autoridade de Saúde. As equipas multidisciplinares contam ainda com a colaboração dos voluntários inscritos no Centro Municipal de Voluntariado

“Temos um contact center pronto a entrar em funcionamento já na segunda-feira para minimizarmos ao máximo o risco de contágio no nosso concelho”, referiu Nuno Fonseca. Para o presidente da autarquia, esta medida que “foi apresentada por Felgueiras diretamente ao Sr. Primeiro-Ministro na sua deslocação ao Vale do Sousa, é de uma relevância extrema pois garante um contacto mais célere da população infetada, permitindo um melhor acompanhamento por parte das autoridades de saúde”.
“Quanto mais cedo contactarmos as pessoas, maiores são as probabilidades de limitarmos o avanço da pandemia, pois mais depressa os contactos diretos serão colocados em isolamento profilático”, disse Rosa Pinto, vereadora da Saúde.

Os contactos serão realizados pelos técnicos municipais e pelos voluntários e complementados numa segunda fase pela Autoridade de Saúde.

Num esforço conjunto e articulado para dar respostas às necessidades sociais e de saúde da população, as equipas multidisciplinares garantirão ainda acompanhamento psicológico e zelarão pelo cumprimento do isolamento profilático, podendo sempre que necessário intervir diretamente junto dos munícipes através de deslocações ao domicílio.

Na passada sexta-feira realizou-se já formação ministrada pelo ACeS Tâmega III Vale do Sousa Norte.