Felgueiras comemora hoje o Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial de Alimentação, foi ontem marcado nos estabelecimentos de ensino públicos do ensino pré-escolar e 1.º Ciclo, através de uma campanha denominada “Consumo Consciente, Respeita o Ambiente”, realizada pela Câmara Municipal de Felgueiras em parceria com a empresa EUREST, responsável pelo fornecimento de refeições escolares.

Esta iniciativa insere-se num plano de atividades que tem vindo a ser desenvolvido ao longo de toda esta semana, composto por um conjunto de Workshops, sobre várias temáticas relacionadas com a alimentação, que decorrem até ao dia 18 de outubro, nas cinco escolas sede dos agrupamentos de escolas da rede pública do concelho.

A campanha de hoje consiste num desafio lançado a todos os meninos, em que, por cada prato vazio, têm direito a uma senha verde e por cada senha verde, são doadas 10 gramas de alimento a uma instituição de solidariedade.

Mais tarde em casa, os alunos terão que selecionar, em família, uma instituição para doar os alimentos. Dos resultados de todas as escolas serão apuradas as duas instituições mais votadas. O resultado final da votação será divulgado pelas escolas aderentes e agendada uma cerimónia de entrega dos cabazes de alimentos.

A vereadora da Educação, Ana Medeiros, participou na iniciativa e almoçou hoje com dezenas de crianças e explicou aos mais pequenos a importância de um plano de alimentação saudável.

A autarca realçou ainda que este projeto está enquadrado em um dos pilares fundamentais do Ano Municipal da Educação “Saúde e Bem-estar” e aludiu que, inseridas nesta temática, estão previstas outras ações dirigidas à comunidade escolar e a toda a população: “Durante este Ano Municipal da Educação vamos ainda dinamizar um projeto ao nível do desperdício alimentar Rap’O Prato, workshops alusivos à alimentação vegetariana, à redução do sal, e outros concursos e campanhas de divulgação e de promoção de hábitos alimentares saudáveis.”