Felgueiras debateu o tema “Depressão e Ansiedade na Adolescência” colocando o público a pensar o quão é importante falar sobre o assunto

Depressão e Ansiedade na Adolescência

No dia 26 de janeiro, realizou-se o 4º debate do Ciclo de Debates | Geração F, com abordagem ao tema “Depressão e Ansiedade na Adolescência”, na Escola Básica e Secundária de Airães num auditório repleto de alunos/as do Ensino Secundário, assim como de representantes de cada Agrupamento de Escolas e Escolas não Agrupadas do Município de Felgueiras.

O debate foi moderado por Mariana Pinto – Psicóloga Clínica do ACeS Vale do Sousa Norte, trazendo ao debate a capacidade de, pela sua experiência clínica, permitir aos/às alunos/as a expressão dos seus pensamentos e sentimentos sobre este tema tão complexo e de difícil compreensão. Sobressaiu a ideia de que pedir ajuda e falar no assunto é sempre o primeiro passo, sendo a escola um meio privilegiado para ninguém se sentir só.

Na qualidade de Representante das Escolas, integrou o painel Jorge Morgado – Diretor do Agrupamento de Escolas de Airães, corroborando a ideia principal deste debate através da partilha e mobilização de recursos que as escolas têm vindo a desenvolver no sentido de encontrar estratégias de promoção da saúde mental em ambiente escolar.

A atividade Geração F consiste na realização de debates mensais, envolvendo os/as alunos/as do Ensino Secundário, nomeadamente das Associações de Estudantes e tem como principais objetivos: aumentar a participação social dos/as jovens através da discussão de temas pertinentes, atuais e futuros, promovendo um maior envolvimento cívico e de inclusão; fomentar a equidade e a igualdade de oportunidades de expressão e de participação social e potenciar a relação escola/comunidade, proporcionando um momento descontraído de diálogo, de partilha de perspetivas e de confronto de ideias.

Esta atividade decorreu no âmbito do IGEA Educa Felgueiras 21-23 | Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar que está a ser desenvolvido no Município de Felgueiras em parceria com a comunidade educativa concelhia.

Os Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu.