Felgueiras faz testes serológicos a taxistas, bombeiros, GNR e Segurança Social

COVID-19 – Felgueiras faz testes serológicos a taxistas, bombeiros, GNR e Segurança Social

A Câmara Municipal de Felgueiras, em parceria com o Instituto Politécnico do Porto, está a testar os Bombeiros Voluntários e os Taxistas que operam no concelho, de forma a garantir uma maior segurança aos beneficiários dos seus serviços. Também os colaboradores/as do serviço de atendimento de Felgueiras da Segurança Social e os militares da GNR foram submetidos ao teste.

Os testes serológicos são gratuitos e permitem avaliar o número de potenciais infetados e de pessoas que já tiveram contacto com o novo coronavírus.

O rastreio está a ser efetuado nas instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras. Estes testes permitem detetar eventuais portadores assintomáticos do vírus, acelerando a aplicação de medidas preventivas, em caso de necessidade.

Os testes deste rastreio pesquisam anticorpos IgM e IgG específicos para o vírus SARS-CoV-2. É um teste rápido, que exige uma picada no dedo. Os resultados ficam disponíveis ao fim de cerca de 10 minutos.

Este estudo resulta de uma colaboração entre o Instituto Politécnico do PORTO e o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e foi aprovado pela Comissão de Ética do ISPUP.”