Felgueiras inaugurou um novo espaço de exposições “Passado, Presente & Futuro” e apresentou a nova agenda digital

Está aberto ao público o novo espaço de exposições de Felgueiras, denominado “Passado, Presente & Futuro”. Aqui, os visitantes podem observar um valioso legado patrimonial da História e Património do concelho, através da apresentação de um espólio arqueológico, documental e material que mostra a evolução do nosso município.

No momento da inauguração, onde estiveram presentes o presidente da Assembleia Municipal, José Campos, o presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, a vereadora da Cultura, Ana Medeiros, o vereador do Turismo, Joel Costa e demais vereadores, o presidente da autarquia destacou a importância deste novo equipamento para o reforço da identidade cultural e patrimonial de Felgueiras e dos felgueirenses: “Este projeto constitui-se como o centro nevrálgico de uma estratégia cultural e de proteção da identidade e memória dos Felgueirenses e vem fortalecer a aposta cultural e turística que o município tem vindo a fazer”.

Nuno Fonseca anunciou ainda que: “em breve será inaugurado o Museu Casa do Assento e ficamos com uma rede de equipamentos culturais que se complementam, na qual se inserem a Villa Romana de Sendim e a Casa do Risco, bem como o Centro Interpretativo de Pombeiro em parceria com o Património Cultural, I.P”.

O arquiteto da obra, Joaquim Coimbra, fez uma breve apresentação do projeto inaugurado.

Paulo Monteiro, da empresa Gloribox, explicou o desenvolvimento da exposição.
Instalado num edifício histórico de Felgueiras (antiga escola primária – Sede nº 1 de Margaride), este espaço expositivo “Passado, Presente & Futuro” organiza-se em 3 pisos e permite-nos viajar pela história do Homem neste território.

O “Passado, Presente & Futuro” é dotado de uma museografia inovadora que concilia a tradição com inovação. O visitante terá a oportunidade de conhecer alguns dos momentos mais importantes de Felgueiras que vão desde a Pré-história, Romanização, Idade Média e Moderna, até à industrialização do território com particular incidência na indústria têxtil, metalomecânica e do calçado.

O edifício “Sentium Aula”  foi Cofinanciado no âmbito do Portugal 2020, ao abrigo do Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER.

A Loja Interativa de Turismo fica agora integrada neste edifício, o que permite uma promoção muito mais eficaz, pois o turista tem, além da oportunidade de visita das exposições, uma mostra das experiências que poderá viver em Felgueiras!

O espaço expositivo está aberto neste fim de semana de inauguração, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. As visitas guiadas realizam-se às 11h30 e às 15h00.
O horário de funcionamento, a partir do dia 05 de fevereiro é o seguinte:
segunda-feira a sexta-feira: 09h30-12h30 | 14h00-17h30
Últimas admissões: 12h00 e 17h00
domingos (1.º e 3.º de cada mês): 10h00-12h30 | 14h00-18h00
Últimas admissões: 12h00 e 17h30
sábados:
Só para visitas guiadas para grupos (por marcação prévia, por email).
Encerra aos feriados nacionais e feriado municipal (29 de junho).
No caso de visitas não guiadas só é necessária marcação prévia para grupos.

“Felgueiras Agenda” o novo meio de divulgação das atividades realizadas no concelho

A data de inauguração deste novo equipamento cultural ficou ainda marcada pela apresentação da nova agenda digital denominada “Felgueiras Agenda”.

Este novo meio de comunicação permite aos utilizadores acederem de forma intuitiva e rápida às ofertas culturais, desportivas, que o concelho tem para lhe oferecer trimestralmente.

Aceda à informação através do endereço: www.felgueirasagenda.pt