Felgueiras participou na INTUR – Feira Internacional de Turismo Interior em Valladolid – Espanha

Felgueiras promoveu a oferta turística e produtos endógenos do setor agroalimentar na INTUR – Feria Internacional del Turismo de Interior que decorreu de 18 a 21 de novembro na Feria de Valladolid. A participação resultou de uma parceria do município de Felgueiras com a Associação Empresarial de Felgueiras e com o Turismo do Porto e Norte de Portugal. O concelho apresentou-se no certame com um stand próprio na zona Gastromarket,  um espaço de excelência para promoção e comercialização de produtos típicos e diferenciadores do setor agroalimentar das regiões de origem, integrando também o espaço da Turismo do Porto e Norte E.R., onde comunicou o território ao abrigo da marca “Porto e Norte de Portugal”.

Na INTUR Negócios, o município de Felgueiras reuniu com diversos operadores turísticos internacionais de vários países (Espanha, Itália, Alemanha, Coreia do Sul, Rússia, Bélgica), compradores que trabalham com pacotes turísticos de turismo cultural, turismo industrial, turismo de natureza e enoturismo.

O balanço é muito positivo, pelo que resultou das reuniões feitas, pelo interesse despertado pelos visitantes em relação às sugestões turísticas, e pela crítica tão favorável sobre o Pão de Ló de Margaride e os Vinhos Verdes, inclusivamente de profissionais de revelo nas áreas da pastelaria e cozinha, como é o caso de  Rubén Amro y Begoña Gardel, que venceram, respetivamente,  o Campeonato de Espanha de Cozinha e Pastelaria. Rubén Amro será o representante Espanhol no Campeonato da Europa da academia ”Bocuse d’Or”. Estes campeões de Madrid elogiaram muito os vinhos e o pão de ló de Margaride, na prova que lhes foi dedicada.

Estiveram presentes na INTUR, Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal;  Joel Costa, vereador do turismo e das atividades empresariais; José Campos, presidente da Assembleia Municipal e Emídio Monteiro, presidente da Associação Empresarial e do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa ,

Nuno Fonseca salientou a importância da participação de Felgueiras na INTUR, ao referir que “a INTUR é uma feira  reputada e muito procurada pelos operadores turísticos internacionais, o que representou uma excelente oportunidade para Felgueiras apresentar a sua oferta turística, cada vez mais robustecida e atrativa, e estimular a eleição das rotas de Felgueiras para integrar os pacotes turísticos dos operadores internacionais que apostam ou pretendem apostar no Norte de Portugal. A regeneração urbana, o aumento e qualificação do alojamento,os eventos, a criação/integração de novas rotas (como é o caso do Caminho de Torres) e a  mudança de paradigma na comunicação (nova identidade visual,  portal do turismo, material promocional), são fatores que, entre outros, acrescentam valor ao turismo e tornam Felgueiras um destino turístico local mais competitivo, pelo que a presença ativa nas feiras é fundamental para comunicar o que de bom temos para oferecer e obter retorno para a economia”. Nuno Fonseca acrescentou que “nesta feira de turismo de interior os vinhos de Felgueiras e o Pão de Ló de Margaride são produtos muito apreciados, o que motiva a vinda de Espanhóis a Felgueiras para os comprar, sobretudo  nos eventos de gastronomia e vinhos em que sobressai o Festival do Pão de Ló e o Vinho Verde & Street Food, o que se traduz num impacto relevante para o comércio local”.

Esta edição da INTUR teve a procura de 24 mil visitantes, a visita de 300 empresas e de 59 operadores turísticos, envolvendo a participação de 12 países.