“Há Fado em Felgueiras” – 26 de novembro a 4 de dezembro

Semana dedicada ao Património Cultural Imaterial da Humanidade.

O Dia Mundial do Fado comemora-se no dia 27 de novembro. Para assinalar a efeméride a Câmara Municipal de Felgueiras e a ACLEM,  convidam a população a assistir e participar num conjunto de iniciativas que decorrem entre o dia 26 de novembro e 4 de dezembro.

História, Tradição, xailes carismáticos, guitarras que falam e vozes sumptuosas que saem da alma, são os elementos que estarão presentes em todas as iniciativas de um programa rico e interessante acerca do Fado.

No dia 26 de novembro, pelas 21h30, na Biblioteca e Arquivo Municipal, será inaugurada exposição “Xailes de Portugal”, da artista Ulema Pinto, numa cerimónia enriquecida pela atuação da fadista Esmeralda Costa e pela declamação de um poema pela fadista Joana Almeida, duas fadistas felgueirenses que marcarão o arranque da programação.

O auditório da Biblioteca volta a abrir-se no dia 27 de novembro, às 21h30, para a apresentação do espetáculo “Narrativa do Fado” pela Stay to Talk, uma instituição que nos proporcionará alguns momentos de imersão cultural, recheados com enquadramento histórico e fado.

A cidade da Lixa receberá o espetáculo  “Fado de Coimbra”  no domingo, dia 28 de novembro, às 21h30, protagonizado pelo Grupo de Fados da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

Um dos momentos altos da semana Fado está marcado para o dia 3 de dezembro, às 21h30, data em que a Casa da Cultura da Lixa será palco do espetáculo “Amália: Uma História de Vida” pela Associação Vox Angelis.

O encerramento do evento será efetuado com chave de ouro com o espetáculo protagonizado pela fadista felgueirense Susana Cardoso.  Este espetáculo terá lugar no auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras, pelas 21h30.

Conheça aqui o cartaz: