Felgueiras prepara os jovens para uma melhor integração no mercado de trabalho

O Município de Felgueiras, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, promoveu, no dia 5 de fevereiro, a segunda edição do evento SAGAZ, uma iniciativa na área do Mentoring, Orientação Vocacional e Profissional, que pretende recuperar  o espírito do “Mestre” e do “Aprendiz”.

Esta atividade integra o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar e este ano foi direcionada aos alunos do 11º ano de escolaridade. Ao longo dos três últimos meses foram realizadas pela ALENTO palestras de apresentação do programa junto dos estudantes e diretores de turma em todos os estabelecimentos de ensino de nível secundário do concelho, procurando sensibilizá-los para a importância do mentoring e da orientaçãoenquanto experiência de enriquecimento pessoal e profissional.

O evento SAGAZ, que decorreu nas instalações da Escola Secundária de Felgueiras, contou com a presença de 30 mentores e cerca de 120 alunos dos vários estabelecimentos de ensino.  Após um processo de seleção, 30 jovens foram  escolhidos pelos mentores que têm como missão acompanha-los num projeto de vida onde se procura desenvolver o seu potencial a nível pessoal, social, académico e profissional.

Com os jovens selecionados para integrar e beneficiar deste projeto será também desenvolvido um programa individual de gestão de carreira.

Esta é uma atividade pioneira no Município que concorre para a promoção de conhecimentos e orientação profissional e se assume como uma estratégia de promoção do sucesso escolar.