Felgueiras promove capacitação de equipas municipais na área da Parentalidade Sábia

Parentalidade Sábia - Mais Família, Mais Criança 4

Dezanove Técnicas das equipas de vários Estabelecimentos de Ensino, Serviços e Instituições do Município de Felgueiras frequentaram a capacitação “Programa Parentalidade Sábia – Mais Família, Mais Criança”, nos dias 9 e 10 de janeiro de 2023.

A capacitação de técnicos/as na área da Educação e da Ação Social tem como principal objetivo promover uma melhor orientação e o desenvolvimento de estratégias eficazes junto de Pais e Mães de crianças dos 3 aos 11 anos de idade, assentes nos princípios da Parentalidade Positiva, através da dinamização de grupos parentais.

A capacitação foi ministrada pela Professora Doutora Filomena Gaspar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, autora dos Programas Parentalidade Sábia, e que desenvolve investigação nas áreas da educação familiar e parental, do burnout parental e da intervenção socioeducativa baseada em evidência científica com crianças, jovens e famílias.

Esta iniciativa vem complementar a capacitação de equipas municipais realizada em outubro de 2019, no âmbito do “Programa Parentalidade Sábia – Mais Família, Mais Jovem”, com o intuito de reforçar a parceria entre a família e a escola como fator preditor de sucesso educativo, que visou a intervenção com famílias de pré-adolescentes e adolescentes (10 aos 18 anos). Os Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu.