Felgueiras recebe cerimónias de entrega de galardões de “Município Amigo do Desporto” e “Autarquias Solidárias”

Felgueiras recebe cerimónias de entrega de galardões de "Município Amigo do Desporto" e "Autarquias Solidárias"

No dia 27 de novembro de 2023, na Casa das Artes de Felgueiras, a Cidade Social, realizou a cerimónia de entrega de galardões dos programas “Municípios Amigos do Desporto” e “Autarquias Solidárias”, às entidades do Norte e Centro de Portugal, com cerca de 100 entidades participantes.

O Vereador do Pelouro do Desporto e Lazer, Joel Costa, efetuou o discurso de boas vindas a todos os representantes dos diferentes municípios, enaltecendo a iniciativa da Cidade Social com os programas  “Municípios Amigos do Desporto” e “Autarquias Solidárias”, assim como, agradeceu à ACLEM e à Divisão de Desporto e Lazer, todo o compromisso e dedicação, para que esta cerimónia fosse realizada em Felgueiras, e com assinalado sucesso.

Nesta cerimónia, Felgueiras, foi distinguido, pelo 5º ano consecutivo, com o galardão “Município Amigo do Desporto”. Esta distinção é um reconhecimento público de excelência nas práticas adotadas pelo município na promoção do desporto e atividade física. Este sistema de reconhecimento destaca o compromisso da Câmara Municipal de Felgueiras em proporcionar oportunidades de atividade física e desportiva à sua comunidade, promovendo assim um estilo de vida ativo e saudável.

Ao longo do ano, Felgueiras desenvolve inúmeros programas e atividades, apostando fortemente no apoio ao desporto amador, através da celebração de Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo, com cerca de 40 coletividades, para apoio às práticas desportivas regulares, assim como cedência de instalações desportivas e transportes municipais, em regime de isenção de taxas, e o apoio complementar aos atletas de formação e liquidação das taxas de filiação de equipas e atletas, bem como seguros desportivos dos atletas de desporto amador, de mais de 20 modalidades diferentes, apoio que no ano 2023, já ultrapassou 1 milhão de euros.

Felgueiras apoia ainda Atletas com Estatuto de Alto Rendimento, e agentes desportivos, que projetam internacionalmente o nosso do país, através das suas participações  em atividades e projetos de interesse social e desportivo, nomeadamente pilotos e Vela Adaptada.

Paralelamente a este forte apoio ao desporto amador, Felgueiras aposta em apoiar anualmente, inúmeros eventos desportivos regionais, distritais, nacionais e internacionais, das diversas modalidades, das Associações e Federações Desportivas, no nosso  território, com forte impacto para as dinâmicas das associações/clubes locais, assim como para a restauração e hotelaria do nosso território.

Tudo isto, sem esquecer o trabalho e a dedicação, das aulas municipais de Natação, Hidroginástica, Fitness, Ténis, Boccia, Xadrez e Marcha e Corrida, que fomenta e disponibiliza à população, diariamente, nos programas e equipamentos desportivos municipais, e com orientação de técnicos certificados.

O galardão reforça a visão da Câmara Municipal de Felgueiras em promover um ambiente de bem-estar e desenvolvimento sustentável para a sua comunidade. A autarquia orgulha-se de ser reconhecida, pelo 5º ano consecutivo, pela Cidade Social, como uma entidade que trabalha incansavelmente em prol do progresso e do bem-estar de todos os seus habitantes.

A Câmara Municipal de Felgueiras agradece a todos os colaboradores, parceiros e cidadãos que contribuíram para este significativo reconhecimento, e reafirma o seu compromisso contínuo em servir e fortalecer a comunidade, consciente do que ainda existe para fazer nesta área, em Felgueiras.

Desporto, é em Felgueiras!