Felgueiras reconhecida pelas boas práticas em benefício dos cuidadores informais

A Câmara Municipal de Felgueira foi distinguida pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), com a atribuição de um selo de mérito, pelas respostas sociais que disponibiliza aos cuidadores informais.

O mote desta distinção foi o projeto Cuid@RTE.

A vereadora da Ação Social e Saúde, Rosa Maria Pinto, sublinha a importância da criação e da implementação deste projeto selecionado num universo de candidaturas abrangente.

“Todos estamos cientes que quem assume a responsabilidade de cuidar de alguém próximo, tornando-se num cuidador informal, fá-lo para proporcionar um maior bem estar à pessoa que necessita de ajuda. Isso é um  ato muito nobre e a autarquia não podia ficar indiferente. Se por um lado, essas pessoas obtêm “um sentimento de dever cumprido” e é encarado como “um ato de reciprocidade”, também é um facto que essas pessoas absorvem consequências negativas, nomeadamente o cansaço físico e psicológico.

Nesse sentido, a autarquia implementou o projeto Cuid@RTE que possibilita ao cuidador reorganizar a sua vida pessoal, que habitualmente giras à volta do doente.

“É com enorme satisfação que vemos o resultado do nosso trabalho reconhecido”, conclui a autarca.

O projeto Cuid@R’TE é dirigido por uma equipa multidisciplinar de enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e visa melhorar a qualidade de vida de quem cuida, através de respostas de capacitação, como workshops e sessões de partilha; garantia de pausas ocasionais do cuidador informal em relação à sua tarefa de cuidar; e promoção da saúde física, psicológica e emocional com a prática de atividade física (stretching, aulas de relaxamento, yoga, zumba) para a redução de sobrecarga, alívio de stress, prevenção de lesões e proporcionar momentos de socialização.